HOME  |  CONTATO  |  LC Online  |  NOTÍCIAS Social Moodle Social Facebook Social Twitter Social Linkedin Social Issuu Social Youtube

 



Alunos do Ensino Fundamental II são premiados em Olimpíada de Matemática

05/05/2017

Evento internacional em que participam mais de 50 países, a competição Canguru de Matemática trabalha com uma proposta diferente de outras olimpíadas existentes. É uma prova que não tem como objetivo saber quem é o melhor aluno na área de Matemática, mas sim, fazer com que os estudantes passem a gostar mais do componente a partir desse desafio.

Uma das características da Olimpíada Canguru de Matemática é a não comparação de vencedores. No Brasil, por exemplo, as escolas recebem os resultados dos ganhadores, mas não há comparação entre elas.

Podem participar alunos de escolas públicas ou privadas, separados por diferentes categorias, de acordo com a escolaridade. Nesse ano o Brasil contou com a participação de mais de 280 mil estudantes, e mais de 400 escolas em São Paulo.

Os alunos do Ensino Fundamental II da Lourenço Castanho participaram pela primeira vez do evento nesse ano. No total, 58 alunos quiseram passar uma tarde de quinta-feira resolvendo problemas matemáticos. 

A prova aconteceu no dia 16 de março, na própria Escola, contendo 24 questões para os alunos dos 6ºs anos e 30 questões para os alunos dos 7ºs, 8ºs e 9ºs anos. Um terço da prova envolvia exercícios considerados fáceis, outro terço médios e outro difíceis. Os alunos tiveram 1 hora e 40 minutos para realizar a prova, a partir dos conhecimentos que construíram ao longo de todo o Ensino Fundamental. 

“Escolhemos essa olimpíada por ser semelhante com a cultura da Lourenço. A Canguru valoriza coisas muito importantes para nós, que é a oportunidade de abrir leques para os alunos criarem estratégias próprias, desenvolverem raciocínio lógico e terem criatividade na hora de resolver os exercícios”, afirma professora de Matemática, Jéssica Zanquim.

O resultado oficial foi publicado no dia 02 de maio, quando os alunos puderam saber suas colocações de acordo com as categorias nas quais participaram.

Os alunos premiados na categoria E foram, Elisa Alves Kalil com ouro, Anita Bertero Coccaro, Giovani Marques Millen Nigro, Isabela Cubas de Almeida Melo, Maria Carolina de Mello Barros e Pedro Melis Kauffamann com bronze.

Na categoria B, Felipe de Angeli Ferraz foi premiado com ouro, Pedro Cafaro Loureiro com prata, Carina Kalili Dal Maso e Helena Romeu Gallas com bronze.

Na categoria C, Thomas Gordon Lee foi premiado com prata e Gustavo Paciléo Borba com bronze.

Em breve os alunos receberão certificados e medalhas por suas premiações.

O aluno Gustavo Paciléo Borba, do 9º ano C, premiado com bronze, conta sobre a experiência: “Eu participei da olimpíada porque antes eu tinha bastante dificuldade em matemática, só a partir do 7º e do 8º ano eu comecei a melhorar, então achei que seria uma ótima oportunidade para testar o meu conhecimento.  Quando terminei a prova pensei que tivesse ido muito mal, mas quando a professora anunciou que eu tinha ficado com bronze, eu não acreditei”.

 


 

 

 

Facebook Twitter Linkedin Issuu Youtube