HOME  |  CONTATO  |  LC Online  |  NOTÍCIAS Social Moodle Social Facebook Social Twitter Social Linkedin Social Issuu Social Youtube

 



Alunos da Educação Infantil visitam Exposição “Frida e Eu”

26/04/2017

A exposição Frida e Eu que ficará em cartaz até 30 de junho, na UNIBES Cultural, tem como propósito contar ao público infantil, de forma interativa, a história da pintora Frida Kahlo. A mostra apresenta seis eixos temáticos: Frida e o autorretrato, Frida e família, Frida e a dor, Frida e a natureza, Frida e Diego e Frida e Paris, além de oferecer dispositivos lúdicos ao público.

Segundo Daniela Kohl Schlochauer, responsável pela Produtora Bacuri Cultural, que trouxe a exposição ao Brasil e mãe de alunos da Lourenço Castanho, a exposição tem objetivo de causar questionamentos e reflexões nas crianças: “No eixo Frida e a natureza, as crianças podem escutar sons de animais e deixar a imaginação fluir. Imaginam se estão em um jardim, floresta ou quintal e se está de dia ou de noite, por exemplo”.

Os alunos do Infantil 5 puderam explorar e experimentar todos os eixos da exposição, além de vivenciarem e tirarem dúvidas sobre a vida da artista.

Após conhecerem os seis eixos, os alunos participaram de uma oficina chamada Autorretratos com carimbos. Na oficina, eles fizeram desenhos em EVAs como flores, carros, estrelas, bonecos e animais que se transformaram em carimbos. Seguindo a proposta da oficina, as crianças foram convidadas a fazerem seus próprios autorretratos, com espelhos, para que elas pudessem se olhar e, assim, realizar a pintura. Os carimbos realizados complementaram seus autorretratos, e as atividades feitas na oficina foram entregues aos alunos.

A visita à exposição Frida e Eu está relacionada ao componente curricular de Artes Visuais. Segundo Leila Ramos Monteiro, professora de Artes da Educação Infantil, a visita é importante para os alunos conhecerem a história da arte e vivenciarem a história da artista: “Frida é apresentada em sala de aula por ser uma artista que trabalhava com autorretratos, assunto que será tratado no segundo semestre com as crianças. Essa exposição favorece aos alunos a interação e experimento da vida da artista, como fizeram no eixo Frida e a dor, percebendo como é difícil desenhar deitado”.

No dia seguinte ao da exposição, retomando assuntos vistos na mostra, os alunos tiveram aulas no ateliê e produziram pinturas, que foram complementadas por seus carimbos realizados na oficina Autorretratos com carimbos. A professora apresentou às crianças o livro “A menina do fio”, de Stela Barbiere e Fernando Vilela, no qual as ilustrações são feitas apenas com carimbos, dando a oportunidade de os alunos observarem esse método por outros artistas. 

 


 

 

 

Facebook Twitter Linkedin Issuu Youtube