HOME  |  CONTATO  |  LC Online  |  NOTÍCIAS Social Moodle Social Facebook Social Twitter Social Linkedin Social Issuu Social Youtube

 



Fundamental I transforma animais imaginários em pinturas para Exposição de Artes

27/04/2017

Com a ideia de criar animais diferentes e imaginários, as turmas dos 1º anos do Fundamental I desenvolveram pinturas inspiradas nas obras do pintor Joan Miró. Os trabalhos foram expostos na Exposição de Artes, realizada na Lourenço Castanho. Os pais também foram convidados a apreciarem o resultado dos trabalhos feitos pelos alunos.

A história do “Coelho sem orelha”, de Klaus Baumgart, foi contada para que os alunos refletissem, entendessem e compartilhassem sobre as diferenças de cada um e o respeito que deve haver entre as pessoas.

Separados em equipes, os alunos começaram a brincadeira da bexiga. “As equipes não podiam deixar a bexiga cair no chão ou estourar, mas quando caiu pela terceira vez, ela estourou. Então, eu disse: ‘agora, cada um terá o que imagina que havia dentro da bexiga, mas tem que ser um bicho que não exista’. E, assim, surgiram as figuras que iriam ser criadas para as pinturas”, explica a professora de Artes Maria Soledad Csatlos.

As produções iniciaram com a coloração do fundo, utilizando rolos com tintas, tendo como recomendação o preenchimento inteiro do papel. Com isso, começou-se o processo de cor no animal “diferente” e os detalhes de cada pintura. Após a finalização, cada aluno escolheu um nome para sua obra imaginária.

A atividade proporcionou o contato dos alunos com conceitos de figuras, fundo aplicado na composição, imaginação, criação, pintura com rolinho, representações por meio do desenho e reflexão sobre a diversidade.

Nos dias 25 e 26 de abril, os trabalhos produzidos foram apresentados na Exposição de Artes, em que os pais puderam conferir, junto aos filhos, os resultados das atividades. “Gostei muito dos desenhos, está melhor do que esperava. Os traços da pintura da minha filha melhoraram muito do ano passado para esse”, comenta Erick Murata, pai da aluna Mariana, do 1º B.

Os alunos também compartilharam o que acharam do processo da atividade e sobre a Exposição de Artes. “Eu gostei muito porque tem muitos desenhos”, comenta o aluno Antônio Capote, do 1º B. “A exposição foi muito legal. Os pais vieram, eles gostaram e isso foi muito bom”, complementa a colega de sala, Sofia Pontes.

 


 

 

 

Facebook Twitter Linkedin Issuu Youtube