HOME  |  CONTATO  |  LC Online  |  NOTÍCIAS Social Moodle Social Facebook Social Twitter Social Linkedin Social Issuu Social Youtube

 



EJA - Educação de Jovens Adultos Lourenço Castanho

Os cursos de Educação de Jovens e Adultos da Escola Lourenço Castanho foram criados com o propósito de possibilitar que pessoas fora da idade escolar básica possam voltar aos estudos e completar sua instrução.


OBJETIVOS


Além de promover o aprendizado do conteúdo nas disciplinas do currículo do Ensino Fundamental e Médio, nosso principal objetivo é contribuir para a formação geral do aluno como cidadão, oferecendo um ensino que acrescente algo ao que eles já sabem. Visamos promover condições para que possam conviver com outras pessoas e trabalhar em conjunto com elas.


CONDIÇÕES PARA INGRESSO NOS CURSOS

  • Assiduidade à escola
  • Participação nas aulas
  • Disponibilidade para enfrentar desafios


PROJETOS E ATIVIDADES

Buscando uma formação integral qualificada, através do desenvolvimento das habilidades e competências relacionadas ao aprimoramento do conhecimento cultural e social de nossos alunos, o EJA - Lourenço Castanho proporciona uma diversidade de atividades extracurriculares, planejadas e desenvolvidas pelos professores.

Os projetos elaborados nas aulas de Artes e História das Artes exemplificam com exatidão nosso objetivo. Os alunos têm a oportunidade de se relacionar com as obras, assim como de conhecer seus artistas. Através da interpretação e da leitura, o estudante é capaz de reproduzir essas obras, criando para si um significado próprio, uma vez que carrega uma gama de aspectos vivenciais totalmente diferenciados da realidade presenciada por ele.

Em busca do equilíbrio entre homem e natureza, buscamos, através de projetos fora da sala de aula, sensibilizar nossos alunos para a preservação e respeito ao meio ambiente naturais, através dos estudos do meio para o PETAR e Ilha do Cardoso. Os cuidados com os patrimônios históricos e culturais também são enfatizados com maciça expressividade, procurando despertar nos estudantes uma conscientização do universo cultural e da natureza que os cercam.

 

MATRÍCULAS

A matrícula e o curso são gratuitos. Para efetuar a matrícula, o candidato passa antes por avaliações diagnósticas nos conteúdos de Português, Matemática e Conhecimentos Gerais, como forma de identificarmos a sua escolaridade, já que a grande maioria parou de estudar há muito tempo. Contudo, as avaliações não são eliminatórias e a entrada do aluno depende do número de vagas existentes em cada classe, da idade e da defasagem série-idade. Priorizamos os alunos com mais idade e posteriormente os que estão há mais tempo fora da escola.


AVALIAÇÕES DIAGNÓSTICAS

Para os candidatos que procuram a classe de alfabetização é realizada uma entrevista, na qual a alfabetizadora busca conhecer as habilidades e competências apresentadas por ele.

Para todos os outros candidatos são realizadas avaliações de Português e Matemática, diferenciadas pelo nível de escolaridade anterior do ingressante.

Os alunos que têm como objetivo o Ensino Médio, passam pelas duas avaliações anteriores, acrescidas de uma terceira, a de Conhecimentos Gerais, na qual se avaliam seus conhecimentos em História, Geografia e Ciências.


HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

Curso: de 2ª a 6ª feiras, das 18h30 às 21h30.

Secretaria: de 2ª a 6ª feiras, a partir das 17h00


LOCAL

Unidade Ensino Fundamental II

Rua Bueno Brandão, 283 - Vila Nova Conceição

Fone: 3049-5374

E-mail: eja@lourencocastanho.com.br

Coordenação: Miguel Castilho Jr.

 
HISTÓRICO


No início de 1994, a direção da escola, representada por Sylvia Figueiredo Gouvêa e em parceria com o SENAI, propôs a criação e instalação de uma sala de aula do Curso de Educação para Jovens e Adultos na EEPSG Martim Francisco, localizada na Rua Domingos Fernandes, Vila Nova Conceição. Uma professora foi contratada pela Lourenço Castanho (Anália Maria da Conceição), e a linha metodológica seguida foi a do Telecurso 2000 - 1º Grau, associação entre a Rede Globo e o SESI/SENAI. A Escola equipou a sala de aula com TV, vídeo, antena parabólica e o material didático necessário para o desenvolvimento das aulas.

O curso foi concebido inicialmente para atender aos funcionários da Lourenço Castanho que quisessem dar continuidade aos estudos, suspensos há muito tempo. Iniciou com um grupo de 70 alunos formado por porteiros, faxineiros e outros funcionários da escola (cerca de 23), além de outros alunos que trabalhavam nas proximidades.

As aulas aconteceram durante um ano, no prédio da escola estadual, e já no ano seguinte o curso estava nas dependências da Lourenço Castanho, ocupando uma das salas do prédio do Fundamental II.

Devido à grande heterogeneidade dos alunos - alguns ainda não estavam completamente alfabetizados - e à procura de vagas por trabalhadores da região (empregadas domésticas, faxineiros, zeladores, etc), a direção decidiu criar uma nova classe e contratar uma segunda professora (Silvia Liz).

Nos anos seguintes, a procura do curso de educação para jovens e adultos aumentou consideravelmente e, atualmente, ele conta com cerca de 150 alunos regularmente matriculados.

Como forma de proporcionar uma educação visando a formação integral do aluno e de aproveitar os recursos físicos e equipamentos da escola, a Lourenço contratou outros professores e criou 4 classes: uma de alfabetização, uma de pós-alfabetização e duas de Telecurso 2000 - 1º Grau.

Em 1998, devido à pressão dos alunos que terminavam o primeiro grau, foi criada a 5ª classe (Ensino Médio), iniciando-se, assim, o Telecurso 2000 - 2º Grau, com aulas ministradas por monitores voluntários formados por alunos da 2ª e 3ª série do Ensino Médio Regular, sob a supervisão do coordenador do curso de EJA.

A partir de 2005, mais duas classes foram abertas, como forma de contemplar a heterogeneidade de conhecimentos que os alunos traziam, em função das diversas vivências escolares que tiveram. Via de regra, os alunos do EJA não são pessoas desescolarizadas, como a maioria da população imagina, mas são alunos com uma escolarização muito fragmentada, já que pararam e voltaram a estudar por várias vezes, em diversas instituições de ensino, públicas ou particulares.

Atualmente, estamos com 8 classes, denominadas FASES: Fase 1 (Alfabetização), Fase 2 (Letramento), Fase 3 (correspondente ao 4º e 5º ano), Fase 4 e 5 (correspondente às etapas inicial e final do 6º ano), Fase 6 e 7 (correspondente às etapas inicial e final do 7º ano), Fase 8 (correspondente ao 8º ano), Fase 9 (correspondente ao 9º ano) e Fase EM.


SEJA UM VOLUNTÁRIO DO EJA

Há mais de 15 anos, a Lourenço Castanho atua na área social com o Curso de Educação de Jovens e Adultos (EJA), oferecido à comunidade de forma gratuita.

Hoje, com quase 10 vezes mais alunos do que em 1995, a Escola continua investindo na educação e qualificação de pessoas que não puderam estudar na época adequada.

Até agora, mais de 1500 trabalhadores, entre empregadas domésticas, faxineiros, porteiros, frentistas, zeladores e outros, passaram por nossos bancos e conseguiram um certificado de conclusão de 1º e 2º graus, sendo que vários deles chegaram até o curso superior.

Para que esse trabalho não pare e, muito pelo contrário, possa crescer e melhorar seu grau de atendimento à essa população, contamos com a ajuda de alunos do curso regular, pais de alunos, professores da escola e amigos, que se dispõem a contribuir voluntariamente no processo de ensino aprendizagem de nossos alunos, a partir da Fase 4 ao Ensino Médio.

Não há necessidade de ser professor(a) licenciado(a) ou de ter trabalhado anteriormente como tal, pois o embasamento teórico e prático para a sala de aula será construído ao longo da prática pedagógica, com o coordenador do curso e outros professores-assessores, através de reuniões mensais, previamente agendadas.

Para esse tipo de trabalho, assim como para qualquer atividade voluntária, são necessários COMPROMISSO E COMPROMETIMENTO com o curso e com os nossos alunos, já que eles dependem exclusivamente da dedicação, disposição e disponibilidade de pessoas, como vocês, que pretendem se envolver na construção de uma sociedade mais justa e digna.

Seja um voluntário no EJA da Lourenço Castanho e contribua para a formação desses jovens e adultos.

Agende uma visita e venha conhecer nossos projetos. Você verá que um pouco de seu tempo disponível poderá se transformar em tempo de vitória para muitos cidadãos brasileiros e de crescimento pessoal.

Entre em contato com o EJA pelo telefone 3049-5380, a partir das 17h, com Rose (secretária) ou Miguel (coordenador).

Assista o documentário sobre o EJA produzido pelos alunos da oficina de comunicação de 2016:

 


 

 

Facebook Twitter Linkedin Issuu Youtube