HOME  |  CONTATO  |  LC Online  |  NOTÍCIAS Social Moodle Social Facebook Social Twitter Social Linkedin Social Issuu Social Youtube

 



Período Estendido - Ensino Fundamental I

Os cursos de período estendido da Escola Lourenço Castanho possibilitam aos alunos ampliar sua permanência na Escola e potencializar novas aprendizagens, colaborando para o seu desenvolvimento integral. 
Veja a seguir como o programa está estruturado e as condições para ingresso.

Dias e Horários:
De segunda a sexta-feira, até as 15h30 (saída 1) ou até as 17h45 (saída 2).
No Ensino Fundamental I, as famílias poderão optar pela permanência do aluno por um, dois, três, quatro ou cinco dias por semana.
Do 2º ao 5º ano, a opção de um dia por semana está disponível somente para 3ª, 5ª e 6ª feiras.

Critérios para preenchimento de vagas:
Terão prioridade no preenchimento das vagas as famílias que optarem pela matrícula na opção 5 dias por semana. Após o atendimento desses alunos, havendo vagas remanescentes, serão atendidas, sucessivamente, as famílias que optarem pela matrícula nas opções 2 dias por semana. Caso a procura seja maior do que as vagas disponíveis, a ordem de atendimento será definida por meio de sorteio.

Almoço e lanche da tarde:
O almoço e o lanche da tarde serão fornecidos pela Kyo Gastronomia, empresa que administra as cantinas da Escola. 

1º ANO

2ª feira

3ª feira

4ª feira

5ª feira

6ª feira

Almoço

Almoço

Almoço

Almoço

Almoço

Vivência em Língua Inglesa: Science & Nature

Vivência em Língua Inglesa: Arts & Crafts

Vivência em Língua Inglesa: Language & Body

Vivência em Língua Inglesa: People & Culture

Vivência em Língua Inglesa: Music & Drama

Orientação de Estudos

Orientação de Estudos

Orientação de Estudos

Orientação de Estudos

Orientação de Estudos

Lanche

Lanche

Lanche

Lanche

Lanche

Saída 1 - 15h30

Saída 1 - 15h30

Saída 1 - 15h30

Saída 1 - 15h30

Saída 1 - 15h30

Capoeira

Xadrez

Linguagens Artísticas

Oficina de Criação

Linguagens Artísticas

Espaço Maker

Vozes e Percussão

Jogos Circenses

Jogos Circenses

Tênis

Saída 2 - 17h45

Saída 2 - 17h45

Saída 2 - 17h45

Saída 2 - 17h45

Saída 2 - 17h45

 

2º ANO

2ª feira

3ª feira

4ª feira

5ª feira

6ª feira

Almoço

Almoço

Almoço

Almoço

Almoço

Orientação de Estudos

Orientação de Estudos

Orientação de Estudos

Orientação de Estudos

Orientação de Estudos

Inglês Alumni

Vivência em Língua Inglesa: Science & Technology

Inglês Alumni

Vivência em Língua Inglesa: Literature

Vivência em Língua Inglesa: Music & Drama

Lanche

Lanche

Lanche

Lanche

Lanche

Saída 1 - 15h30

Saída 1 - 15h30

Saída 1 - 15h30

Saída 1 - 15h30

Saída 1 - 15h30

Capoeira

Xadrez

Linguagens Artísticas

Oficina de Criação

Linguagens Artísticas

Espaço Maker

Vozes e Percussão

Jogos Circenses

Jogos Circenses

Tênis

Saída 2 - 17h45

Saída 2 - 17h45

Saída 2 - 17h45

Saída 2 - 17h45

Saída 2 - 17h45

 

3º ANO

2ª feira

3ª feira

4ª feira

5ª feira

6ª feira

Almoço

Almoço

Almoço

Almoço

Almoço

Inglês Alumni

Orientação de Estudos

Inglês Alumni

Orientação de Estudos

Vivência em Língua Inglesa: Music & Drama

Orientação de Estudos

Vivência em Língua Inglesa: Science & Technology

Orientação de Estudos

Vivência em Língua Inglesa: Literature

Orientação de Estudos

Lanche

Lanche

Lanche

Lanche

Lanche

Saída 1 - 15h30

Saída 1 - 15h30

Saída 1 - 15h30

Saída 1 - 15h30

Saída 1 - 15h30

Capoeira

Xadrez

Linguagens Artísticas

Oficina de Criação

Linguagens Artísticas

Espaço Maker

Vozes e Percussão

Jogos Circenses

Jogos Circenses

Tênis

Saída 2 - 17h45

Saída 2 - 17h45

Saída 2 - 17h45

Saída 2 - 17h45

Saída 2 - 17h45

 

4º ANO

2ª feira

3ª feira

4ª feira

5ª feira

6ª feira

Almoço

Almoço

Almoço

Almoço

Almoço

Orientação de Estudos

Vivência em Língua Inglesa: Science & Technology

Orientação de Estudos

Vivência em Língua Inglesa: Literature

Orientação de Estudos

Inglês Alumni

Orientação de Estudos

Inglês Alumni

Orientação de Estudos

Vivência em Língua Inglesa: Music & Drama

Lanche

Lanche

Lanche

Lanche

Lanche

Saída 1 - 15h30

Saída 1 - 15h30

Saída 1 - 15h30

Saída 1 - 15h30

Saída 1 - 15h30

Linguagens Artísticas

Xadrez

Espaço Maker

Oficina de Criação

Linguagens Artísticas

Capoeira

Vozes e Percussão

Jogos Circenses

Jogos Circenses

Tênis

Saída 2 - 17h45

Saída 2 - 17h45

Saída 2 - 17h45

Saída 2 - 17h45

Saída 2 - 17h45

 

5º ANO

2ª feira

3ª feira

4ª feira

5ª feira

6ª feira

Almoço

Almoço

Almoço

Almoço

Almoço

Inglês Alumni

Vivência em Língua Inglesa: Science & Technology

Inglês Alumni

Vivência em Língua Inglesa: Literature

Vivência em Língua Inglesa: Music & Drama

Orientação de Estudos

Orientação de Estudos

Orientação de Estudos

Orientação de Estudos

Orientação de Estudos

Lanche

Lanche

Lanche

Lanche

Lanche

Saída 1 - 15h30

Saída 1 - 15h30

Saída 1 - 15h30

Saída 1 - 15h30

Saída 1 - 15h30

Linguagens Artísticas

Xadrez

Espaço Maker

Oficina de Criação

Linguagens Artísticas

Capoeira

Vozes e Percussão

Jogos Circenses

Jogos Circenses

Tênis

Saída 2 - 17h45

Saída 2 - 17h45

Saída 2 - 17h45

Saída 2 - 17h45

Saída 2 - 17h45

 


Vivências em Inglês - 1ºs anos
O professor tutor bilíngue acompanhará o grupo durante todo o período estendido.
O curso de Inglês intenciona proporcionar acesso a bens culturais da humanidade e de países de Língua Inglesa. Ele desenvolve a compreensão e a fala do idioma a partir da vivência em ambientes significativos e acolhedores na Escola e, regularmente, fora dela, em parques, museus, mercados e praças. Exclusivamente em Inglês, diferentes temas são trabalhados por meio de jogos, brincadeiras, músicas, dramatizações, construção de objetos e brinquedos, atividades de artes plásticas, experiências, culinária e jardinagem, instigando a curiosidade e promovendo a interação entre as crianças.
Linguisticamente, há a preocupação de vínculo com os estudos de Língua Inglesa que seguem no Ensino Fundamental. Dessa forma, o Inglês, no estendido, observa os pré-requisitos estabelecidos pelo Common European Framework for Languages*.
Nossa proposta está organizada verticalmente em 5 grandes eixos, de maneira que, independentemente do número de dias que o aluno frequentar o estendido, o planejamento terá continuidade seguindo a opção que foi selecionada pela família.

2ª feira: Science & Nature; 3ª feira: Arts & Crafts; 4ª feira: Language & Body; 5ª feira: People & Culture; 6ª feira: Music & Drama.
*O Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas (Common European Framework of Reference) é um padrão internacional utilizado para descrever habilidades linguísticas e é adotado para detalhar os objetivos de um aluno ao aprender um idioma estrangeiro.


Vivências em Inglês - 2ºs aos 5ºs anos
O Inglês, no período estendido, intenciona proporcionar acesso a bens culturais da humanidade e de países de Língua Inglesa. Ele desenvolve a compreensão e a fala do idioma a partir da vivência em ambientes significativos e acolhedores na Escola e, regularmente, fora dela, em parques, museus, mercados e praças. Exclusivamente em Inglês, diferentes temas são trabalhados por meio de jogos, brincadeiras, músicas, dramatizações, construção de objetos e brinquedos, atividades de artes plásticas, experiências, instigando a curiosidade e promovendo a interação entre as crianças.
Linguisticamente, há a preocupação de vínculo com os estudos de Língua Inglesa que seguem no Ensino Fundamental. Dessa forma, o Inglês no estendido observa os pré-requisitos estabelecidos pelo Common European Framework for Languages*.
Nossa proposta está organizada verticalmente em 3 grandes eixos, de maneira que, independentemente do número de dias que o aluno frequentar o estendido, o planejamento terá continuidade seguindo a opção que foi selecionada pela família.
3ª feira: Science and Technology; 5ª feira: Literature; 6ª feira: Music & Drama.


Inglês Alumni - 2ºs aos 5ºs anos
No curso da Alumni, realizado no Período Estendido da Escola Lourenço Castanho, os alunos desenvolvem habilidades de comunicação oral por meio da contação de histórias. São oferecidas atividades (de artes, teatro, jogos, música e culinária) baseadas em uma mesma história ao longo de cerca de seis aulas consecutivas. Ao final de cada ciclo, os alunos compilam um portfólio com todo o material produzido que é enviado para as famílias. Durante as aulas, os alunos ouvem Inglês o tempo todo e são incentivados a utilizar o novo vocabulário em sentenças simples que envolvem perguntas e respostas relacionadas ao conteúdo das histórias trabalhadas.


Capoeira
O curso de capoeira permite às crianças desenvolver uma série de habilidades motoras e amplia o repertório cultural dos alunos sobre essa expressão cultural, genuinamente brasileira. Além disso, funciona como um importante instrumento de integração entre os participantes do curso.


Jogos Circenses
A atividade circense é uma aliada no desenvolvimento físico, motor e imagético da criança, por meio da experimentação de suas diversas modalidades, de desafios e, sobretudo, de diversão. Brincando de circo, as crianças têm a possibilidade de desenvolver habilidades físicas como: coordenação motora, força, prontidão, equilíbrio, alongamento e concentração, sempre por meio da vivência corporal.


Linguagens Artísticas
Este curso trabalhará com atividades de aprendizagem das linguagens das artes, propiciando ao aluno meios para a realização de experiências do fazer artístico, vivenciando atividades lúdicas que estimulam a fantasia e a criatividade, como desenho, pintura, colagem e modelagem.


Oficina de criação
Este curso é um espaço reservado ao uso e desenvolvimento da criatividade. Por meio de atividades de marcenaria, costura e construção, as crianças poderão elaborar e desenvolver projetos com o objetivo de aprimorarem diferentes habilidades manuais e ampliarem seus conhecimentos sobre técnicas de arte. Como forma de enriquecer essas experiências, contarão com o uso de materiais convencionais e experimentações inusitadas, utilizando recursos da natureza e objetos não estruturados para transformar suas ideias em brinquedos, personagens, cenários de histórias e tudo o mais que seu potencial criativo permitir.


Orientação de Estudos
Nesta proposta, as crianças realizarão suas tarefas de casa e atividades complementares com o acompanhamento da professora responsável pelo período estendido, de modo que os alunos trabalhem a autonomia, a organização e o compromisso com seus estudos.


Espaço Maker
O Espaço Maker proporciona, de forma lúdica e divertida, habilidades como o raciocínio lógico e cognitivo, criatividade, trabalho em equipe, coordenação motora, entre outras. As aulas serão desenvolvidas relacionando os componentes escolares tradicionais ao uso da tecnologia, com o objetivo de construir novos conhecimentos. Para isso, usaremos duas plataformas de trabalho: o software Scratch Jr e o mini robô Ozobot.


Xadrez
O jogo de xadrez, além de ser um fascinante passatempo, também pode ser um instrumento útil para promover o desenvolvimento de habilidades e competências importantes para um bom desempenho escolar. Jogar xadrez, com certa regularidade, pode trazer benefícios cognitivos, afetivos e sociais como: melhora da atenção e da concentração, do pensamento lógico-abstrato, da criatividade, da imaginação e da memória. Além disso, a criança aprende a lidar melhor com contrariedades e frustrações. Como parte de nossas ofertas formativas ampliadas, ofereceremos uma oficina de xadrez. Os objetivos dessa atividade são:

  1. Apresentar os fundamentos, princípios e regras do xadrez para os alunos iniciantes e, para os que já tiveram contato com esse jogo, dar continuidade à aprendizagem realizada nos anos anteriores, aprofundando os conhecimentos de estratégia e tática;
  2. Propor atividades que favoreçam o desenvolvimento cognitivo e socioafetivo dos alunos;
  3. Favorecer a aprendizagem do trabalho em grupo.

Vozes e Percussão
A proposta deste curso é a utilização do corpo e da voz como instrumentos musicais. Essa prática coletiva proporciona aos participantes a exploração e descoberta dos inúmeros sons produzidos pelo corpo: palmas, estalos, batidas, sapateados, recursos vocais e a utilização deles na produção de ritmos e melodias. 


Tênis
Desenvolvimento das técnicas e táticas dessa modalidade esportiva, buscando aprimoramento das habilidades motoras e das capacidades físicas, respeitando o estágio de desenvolvimento motor dos alunos. 

 


 

 

Facebook Twitter Linkedin Issuu Youtube