HOME  |  CONTATO  |  LC Online  |  NOTÍCIAS Social Moodle Social Facebook Social Twitter Social Linkedin Social Issuu Social Youtube

 



Período Estendido - Educação Infantil

Os cursos de período estendido da Escola Lourenço Castanho possibilitam aos alunos ampliar sua permanência na Escola e potencializar novas aprendizagens, colaborando para o seu desenvolvimento integral. 
Veja a seguir como o programa está estruturado e as condições para ingresso.

Dias e Horários:
De segunda a sexta-feira, até as 15h30 (saída 1) ou até as 17h45 (saída 2).
Na Educação Infantil, as famílias poderão optar pela permanência do aluno de um a cinco dias por semana.

Critérios para preenchimento de vagas:
Terão prioridade no preenchimento das vagas as famílias que optarem pela matrícula na opção 5 dias por semana. Após o atendimento desses alunos, havendo vagas remanescentes, serão atendidas, sucessivamente, as famílias que optarem pela matrícula nas opções 4, 3, 2 e 1 dia(s) por semana. Caso a procura seja maior do que as vagas disponíveis, a ordem de atendimento será definida por meio de sorteio.

Almoço e lanche da tarde:
O almoço e o lanche da tarde serão fornecidos Kyo Gastronomia, empresa que administra as cantinas da Escola. 


Infantil 1 e 2:

2ª feira

3ª feira

4ª feira

5ª feira

6ª feira

Almoço

Almoço

Almoço

Almoço

Almoço

Oficina de Criação

Oficina de Criação

Atividades Lúdicas

Atividades Lúdicas

Projetos

Lanche

Lanche

Lanche

Lanche

Lanche

Saída 1 - 15h30

Saída 1 - 15h30

Saída 1 - 15h30

Saída 1 - 15h30

Saída 1 - 15h30

Musicalização

Movimento Criativo

Cozinha Experimental

Linguagens Artísticas

Oficina de Criação

Saída 2 - 17h45

Saída 2 - 17h45

Saída 2 - 17h45

Saída 2 - 17h45

Saída 2 - 17h45

 

Infantil 3:

2ª feira

3ª feira

4ª feira

5ª feira

6ª feira

Vivência em Língua Inglesa

Vivência em Língua Inglesa

Vivência em Língua Inglesa

Vivência em Língua Inglesa

Vivência em Língua Inglesa

• Almoço
• Eixo-Science & Nature
• Oficina de Criação
• Lanche

• Almoço
• Eixo-Arts & Crafts
• Oficina de Criação
• Lanche

• Almoço                      
• Eixo-Language & body
• Atividades Lúdicas
• Lanche

• Almoço
• Eixo-People & Culture
• Atividades Lúdicas
• Lanche

• Almoço
•Eixo-Music & Drama
•Projetos
•Lanche

Saída 1 - 15h30

Saída 1 - 15h30

Saída 1 - 15h30

Saída 1 - 15h30

Saída 1 - 15h30

Musicalização

Jogos Circenses

Movimento Criativo

Linguagens Artísticas

Cozinha Experimental

Saída 2 - 17h45

Saída 2 - 17h45

Saída 2 - 17h45

Saída 2 - 17h45

Saída 2 - 17h45

 

Infantil 4:

2ª feira

3ª feira

4ª feira

5ª feira

6ª feira

Vivência em Língua Inglesa

Vivência em Língua Inglesa

Vivência em Língua Inglesa

Vivência em Língua Inglesa

Vivência em Língua Inglesa

• Almoço                       
• Eixo-Science & Nature
• Orientação de Estudos
• Lanche

• Almoço
• Eixo-Arts & Crafts
• Oficina de Criação
• Lanche

• Almoço                        
• Eixo-Language & Body
• Orientação de Estudos
• Lanche

• Almoço                       
• Eixo-People & Culture
• Atividades Lúdicas
• Lanche

• Almoço                       
• Eixo-Music & Drama
• Projetos                              
• Lanche

Saída 1 - 15h30

Saída 1 - 15h30

Saída 1 - 15h30

Saída 1 - 15h30

Saída 1 - 15h30

Iniciação Esportiva

Jogos Circenses

Vozes e Percussão

Linguagens Artísticas

Cozinha Experimental

Saída 2 - 17h45

Saída 2 - 17h45

Saída 2 - 17h45

Saída 2 - 17h45

Saída 2 - 17h45

 

Infantil 5:

2ª feira

3ª feira

4ª feira

5ª feira

6ª feira

Vivência em Língua Inglesa

Vivência em Língua Inglesa

Vivência em Língua Inglesa

Vivência em Língua Inglesa

Vivência em Língua Inglesa

• Almoço                       
• Eixo-Science & Nature
• Orientação de Estudos
• Lanche

• Almoço                       
• Eixo-Arts & Crafts
• Oficina de Criação
• Lanche

• Almoço                       
• Eixo-Language & Body
• Orientação de Estudos
• Lanche

• Almoço                       
• Eixo-People & Culture
• Orientação de Estudos
• Lanche

• Almoço                        
• Eixo-Music & Drama
• Projetos                           
• Lanche

Saída 1 - 15h30

Saída 1 - 15h30

Saída 1 - 15h30

Saída 1 - 15h30

Saída 1 - 15h30

Iniciação Esportiva

Jogos Circenses

Vozes e Percussão

Espaço Maker

Cozinha Experimental

Saída 2 - 17h45

Saída 2 - 17h45

Saída 2 - 17h45

Saída 2 - 17h45

Saída 2 - 17h45

 


Vivências em Inglês
O professor tutor bilíngue acompanhará o grupo durante todo o período estendido. O curso de Inglês intenciona proporcionar acesso a bens culturais da humanidade e de países de Língua Inglesa. Ele desenvolve a compreensão e a fala do idioma a partir da vivência em ambientes significativos e acolhedores na Escola e, regularmente, fora dela, em parques, museus, mercados e praças. Exclusivamente em Inglês, diferentes temas são trabalhados por meio de jogos, brincadeiras, músicas, dramatizações, construção de objetos e brinquedos, atividades de artes plásticas, experiências, culinária e jardinagem, instigando a curiosidade e promovendo a interação entre as crianças.
Linguisticamente, há a preocupação de vínculo com os estudos de Língua Inglesa que seguem. Dessa forma, o Inglês no estendido observa os pré-requisitos estabelecidos pelo Common European Framework for Languages*.
Nossa proposta está organizada verticalmente em 5 grandes eixos, de maneira que, independentemente do número de dias que o aluno frequentar o estendido, o planejamento terá continuidade seguindo a opção que foi selecionada pela família.

2ª feira: Science & Nature; 3ª feira: Arts & Crafts; 4ª feira: Language & Body; 5ª feira: People & Culture; 6ª feira: Music & Drama.


Atividades Lúdicas
Tendo como foco os jogos com regras, as dramatizações e as brincadeiras tradicionais, as atividades lúdicas são momentos que garantem a sociabilidade, a imaginação, a autonomia, dentre outros elementos primordiais para o desenvolvimento integral da infância.


Cozinha Experimental
Nesta oficina, o objetivo é oferecer a educação alimentar, envolvendo as crianças, do plantio ao consumo, e estimulando a experimentação de alimentos saudáveis e a vivência de preparação das receitas.
As propostas farão com que os alunos entrem em contato com sabores, aromas, texturas e cores, permitindo que as crianças tenham uma participação ativa na escolha do que irão pesquisar, proporcionando atividades que instigam a curiosidade, exploração, investigação e estimulam o desenvolvimento de uma alimentação saudável.


Espaço Maker
O Espaço Maker, na Educação Infantil, objetiva potencializar as descobertas e aprendizados que passam pela exploração dos sentidos, pela observação, pela interação e imaginação, tornando o aprendizado mais significativo, propondo um fazer criativo, valorizando a prática e a experimentação.
As crianças explorarão materiais semiestruturados (como Lego). Elas também trabalharão com massinhas de modelar (condutoras e não condutoras), materiais reciclados diversificados, tablets, câmeras digitais e componentes eletrônicos como LEDS, jumpers etc.


Iniciação Esportiva
As aulas de iniciação esportiva serão compostas por atividades diversificadas, como jogos pré-desportivos e movimentos segmentados de determinadas habilidades motoras com o objetivo de propiciar a criatividade e a livre expressão dos alunos. As experiências motoras vivenciadas no curso contribuirão para o enriquecimento do seu acervo motor, permitindo às crianças desenvolver uma grande variedade de habilidades corporais.


Jogos Circenses
Nas oficinas de circo, diferentes atividades são aliadas ao desenvolvimento físico, motor e imagético da criança, trabalhando por meio de desafios e brincadeiras. Brincando de circo, as crianças terão a possibilidade de desenvolver qualidades físicas como: coordenação motora, força, prontidão, equilíbrio, alongamento e concentração. Essa experimentação acontece por meio das diferentes modalidades como: acrobacias, tecidos aéreos, lira, slackline e malabarismo.


Linguagens Artísticas
Este curso deverá oportunizar atividades de expressão nas linguagens artísticas, propiciando ao aluno a apropriação das diversas linguagens que compõem seu meio cultural, como a plástica, a dramática, a partir de jogos teatrais, do desenho, da pintura, colagem e modelagem.


Movimento Criativo
Com foco no desenvolvimento corporal, relacionado ao aparato motor e como fonte de expressão da criança, as oficinas de movimento criativo são planejadas por meio de brincadeiras corporais e tradicionais (jogos, desafios e circuitos).


Musicalização
Esta oficina tem como objetivo levar os alunos a mobilizar sensações e sentimentos e a expressá-los por meio do corpo. As propostas desenvolvidas possibilitarão a interação com outras linguagens artísticas, como forma de materialização de toda essa experiência.


Oficinas de Criação
As atividades desta oficina têm como foco o desenvolvimento de práticas que visam a produzir brinquedos e materiais a serem utilizados nas brincadeiras das crianças.


Orientação de Estudos
O momento de “orientação de estudos” é um período destinado à introdução ao hábito de estudar que visa a iniciar um processo de compromisso com a Escola para que o aluno possa desenvolver, desde a Educação Infantil, algumas habilidades importantes, essenciais para a formação de um bom perfil de estudante. Esse é um espaço que também potencializa o desenvolvimento da autonomia, além do aprofundamento de algumas temáticas exploradas em classe. As crianças são estimuladas a desenvolverem a atividade conforme orientação da professora, contando com o professor tutor apenas para esclarecer dúvidas e auxiliar em pesquisas ou demandas específicas da criança.


Projetos
O desenvolvimento de Projetos no Período Estendido parte de situações que mobilizam as crianças no cotidiano. Tendo como matéria-prima seu olhar curioso para o mundo, as crianças constroem conhecimentos por meio de diferentes linguagens.


Vozes e Percussão
A proposta deste curso é a utilização do corpo e da voz como instrumentos musicais. Essa prática coletiva proporciona aos participantes a exploração e descoberta dos inúmeros sons produzidos pelo corpo: palmas, estalos, batidas, sapateados, recursos vocais e a utilização deles na produção de ritmos e melodias. 

O curso propõe o desenvolvimento da capacidade rítmica e de improvisação, o aprimoramento da coordenação motora e o contato com uma forma ampla de “musicalizar-se”.

 


 

 

Facebook Twitter Linkedin Issuu Youtube