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A Identidade da Lourenço Castanho

A Identidade da Lourenço Castanho

A Escola Lourenço Castanho reconhece que sua identidade institucional é fruto da ação participativa dos estudantes, educadores, gestores e familiares, todos importantes componentes da nossa comunidade. É a partir dessa valiosa interlocução que nossas concepções são revisitadas e, nossa prática, constantemente analisada.

Nossa atuação no campo educativo está alicerçada em 7 princípios orientadores

 

  1. Desafio à Diversidade
    Garantir uma educação de qualidade para todos os alunos, não somente aceitando, mas desejando a diversidade. Ter por meta desenvolver, através de permanentes desafios, todas as capacidades de cada aluno;

  2. Integração Social
    Promover a formação de indivíduos que contribuam com os demais de forma reciprocamente enriquecedora privilegiando a construção coletiva do conhecimento;

  3. Atenção à Realidade Histórica
    Promover a formação de indivíduos atentos ao sentido histórico da realidade que os cerca, valorizando o passado e as exigências do futuro;

  4. Preparação para a Formação Contínua
    Preparar os alunos para prosseguirem seus estudos, de maneira que se sintam compromissados com sua formação, buscando enriquecer e aprofundar continuamente seus conhecimentos;

  5. Formação do Pensamento Crítico
    Promover a formação do pensamento crítico dos alunos, tendo por base um universo de conhecimentos, tanto os cotidianos quanto os representativos dos saberes acumulados pela sociedade, levando em conta critérios éticos, estéticos e políticos;

  6. Autonomia Responsável
    Trabalhar com todas as situações do dia a dia para que, participando efetivamente da sociedade em que vivem, os alunos possam ser capazes de analisá-la, de avaliá-la criticamente e de agir em consequência, para mantê-la, enriquecê-la e/ou modificá-la, de acordo com as necessidades e os recursos existentes;

  7. Formação Integral
    Trabalhar os vários aspectos constitutivos do educando, tais como o cognitivo, o metacognitivo, o conceitual, o físico, o emocional, o afetivo e o sociocultural;

 

 


 

 

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