Ofertas Formativas Ampliadas – Ensino Fundamental II

Segunda Terça Quarta Quinta Sexta

OFICINA DE MINECRAFT

Rodrigo Lemonica – 6º ano e 7º ano

OFICINA DE CERÂMICA

Gica Noronha – 6º ano e 7º ano

OFICINA DE TEATRO

Pedro Haddad – 6º ano

OFICINA DE TEATRO

Pedro Haddad e Ana Junqueira – 7º ano

PROGRAMAÇÃO SCRATCH 3.0

Tatiana Garcia – 6º ano e 7º ano

OFICINA DE TEATRO

Ademir Emboava – 8º ano e 9º ano

OFICINA DE XADREZ

Marcus Santos – 6º a 9º ano

DOCUMENTÁRIO E LEITURAS DO MUNDO

Débie Bastos – 7º ano e 8º ano

NUPS

Juan Carlos Ramírez e Abner Mendonça – 6º a 9º ano

DESENHO BÁSICO

Lucas Andrade – 6º ano a 9º ano

PRODUÇÃO MUSICAL

Renato Epstein – 8º ano e 9º ano + EM

OFICINA DE ROBÓTICA

Rodrigo Lemonica – 8º e 9º ano

OFICINA DE BANDAS

Fernando Nogueira – 6º a 9º ano

DANÇA E CULTURA

Beatriz Villarroel – 9º ano no Ensino Médio

CINEMA – EAD

Larissa Andrade – 8º ano e 9º ano + EM


OFICINAS 2019 – OFERTAS FORMATIVAS AMPLIADAS – 2º semestre
Período de inscrições: de 29 de julho a 02 de agosto de 2019
Aulas: de 07 de agosto a 08 de novembro de 2019
Publicação das listas de inscritos: 06 de agosto de 2019

No 2o semestre de 2019, o EF2 oferecerá aos alunos as oficinas abaixo relacionadas:

Minecraft Edu – Maravilhas Modernas em 8-bits
Condutor: Rodrigo Lemonica
6os e 7os anos
SEGUNDAS-FEIRAS, das 14h às 15h30

A oficina oferecerá aos alunos a oportunidade de conhecer mais detalhadamente a história da concepção e da construção das sete maravilhas do mundo moderno, obras da arte e da engenharia humanas. As maravilhas do mundo moderno são: o Coliseu de Roma (Itália), Chichén Itzá (México), Machu Picchu (Peru), o Cristo Redentor (Brasil), a Muralha da China (China), as Ruínas de Petra (Jordânia) e o Taj Mahal (Índia).

Por meio do trabalho cooperativo, os alunos irão se apropriar das ferramentas do Minecraft Edu e do Google Cardboard. Com as “maravilhas” recriadas no mundo virtual, a partir dessas tecnologias, os alunos terão um ambiente novo para jogar e interagir com os colegas.

Oficina de Teatro III
Professor: Ademir Emboava
8os e 9os anos
SEGUNDAS-FEIRAS, das 14h às 15h30

A Oficina de Teatro tem por objetivo desenvolver o trabalho em grupo, a autonomia criativa e a comunicação através de jogos teatrais, dramáticos e a elaboração de cenas. Os alunos entrarão em contato com diversas práticas próprias da linguagem teatral, que serão desenvolvidas nos dois semestres, e elaborarão um espetáculo que será apresentado ao público.

Oficina de Cerâmica (Artes Visuais)
Professora: Gica de Azevedo Noronha
6os e 7os anos
TERÇAS-FEIRAS, das 14h às 15h30

Uma das primeiras manifestações artísticas do homem primitivo foi através do trabalho com o barro, modelando peças utilitárias e criando estatuetas ligadas a crenças e à espiritualidade de nossos ancestrais. Na oficina, os alunos criarão peças utilitárias (copos, xícaras e pratos) e peças artísticas (esculturas) através do aprendizado das técnicas do bloco, da placa e do rolo e os moldes de gesso para argila líquida (processo ligado à indústria). Os trabalhos serão queimados em um forno específico para a argila, finalizando o processo de transformação do barro em uma obra cerâmica.

Oficina de Xadrez
Condutor: Marcus Vinícius Moreira Santos
6os a 9os anos
TERÇAS-FEIRAS, das 14h às 15h30

A oficina de xadrez é voltada para jogadores de todos os níveis, dos iniciantes aos mais experientes. Não é necessário saber jogar para participar da oficina. O objetivo da oficina é estimular a atenção, concentração, raciocínio lógico, memória, paciência e imaginação. Tudo isso sem perder de vista o aspecto divertido que o jogo de xadrez proporciona. Os alunos mais experientes aprenderão conceitos de estratégia mais avançados e poderão participar de competições.

Oficina de Produção Musical
Professor: Renato Epstein
8os e 9os anos + EM – Local: no Ensino Fundamental II
TERÇAS-FEIRAS, das 14h às 15h30

Os alunos aprenderão a utilizar o software Logic Pro X em suas criações. No curso, eles analisarão jingles, vinhetas e trilhas criadas para cinema, publicidade, games, rádio, televisão e internet, reconhecendo suas principais semelhanças e diferenças. Participarão ativamente de criações musicais, simulando situações reais do mercado de audiovisual. Poderão atender a demandas interdisciplinares, interagindo com as diversas áreas do conhecimento presentes na Escola. Participarão de mostras dos trabalhos realizados.

Oficina de Teatro I
Professor: Pedro Haddad
6os anos
QUARTAS-FEIRAS, das 14h às 15h30

A Oficina de Teatro tem por objetivo desenvolver o trabalho em grupo e a autonomia criativa por meio de jogos teatrais e elaboração de cenas. Os alunos serão instrumentalizados para a comunicação através da linguagem teatral, promovendo a integração de diversas linguagens artísticas (artes visuais, música, cinema e  dança). Uma peça de teatro será elaborada coletivamente e apresentada ao público.

Documentário e Literaturas do mundo
Professora: Débie dos Santos Bastos
7os e 8os anos
QUARTAS-FEIRAS, das 14h às 15h30

O documentário costuma ser um gênero menos prestigiado do que a ficção, haja vista a sempre diminuta quantidade de salas de cinema que o exibem. Todavia, os documentários oferecem diferentes perspectivas sobre importantes fatos de nosso tempo tais como: nossa relação com o meio ambiente; o impacto da tecnologia em nossas vidas; problemas relacionados à diversidade de povos e culturas; a intransigência religiosa; tabus e costumes que ainda oprimem milhares de pessoas pelo mundo; questões geopolíticas que contrapõem grandes potências econômicas; os desafios da educação do século XXI; os dilemas da adolescência; a falta de tempo para a necessária percepção do “eu” dentre muitos outros temas.

Os alunos que optarem pela oficina terão a oportunidade de discutir questões complexas de nossa contemporaneidade sendo estimulados a concordar ou discordar da abordagem dos cineastas por meio de argumentos consistentes, adquirindo, dessa forma, um amplo repertório para posicionar-se perante os desafios da vida e do mundo.

Robótica – Conectando as coisas com smart circuits
Condutor: Rodrigo Lemonica
8os e 9os anos
QUARTAS-FEIRAS, das 14h às 15h30

Por meio do trabalho cooperativo, os alunos construirão circuitos inteligentes utilizando a linguagem da programação e o conceito de IoT (Internet of Things). A internet das coisas é a conexão dos equipamentos cotidianos à rede por meio de sensores eletrônicos, possibilitando que eles sejam automatizados. Escolheremos alguns objetos físicos do dia a dia, desde que dotados de tecnologia embutida e, portanto, capazes de coletar e transmitir dados, para que sejam controlados à distância. A programação da plataforma será feita por meio do uso da linguagem de programação Scratch.

A oficina é destinada aos estudantes interessados no universo maker – DIY (Do it yourself), possibilitando noções introdutórias para o desenvolvimento de circuitos, dispositivos sonoros, criação de artefatos tecnológicos, objetos interativos, instalações interativas e impressões 3D, bem como a criação e invenção de dispositivos versáteis que facilitem a interação do mundo físico e as tecnologias, através do uso de sensores e botões que controlam luzes, motores, sons e outros acionadores.

Oficina de Teatro II
Professor: Pedro Haddad e Ana Junqueira
7os anos
QUINTAS-FEIRAS, das 14h às 15h30

A Oficina de Teatro tem por objetivo desenvolver o trabalho em grupo e a autonomia criativa por meio de jogos teatrais e elaboração de cenas. Os alunos serão instrumentalizados para a comunicação através da linguagem teatral, promovendo a integração de diversas linguagens artísticas (artes visuais, música, cinema e dança). Uma peça de teatro será elaborada coletivamente e apresentada ao público.

NUPS – Núcleo de Projetos Sociais
Professor: Juan Carlos Ramírez Mondejar e Abner Mendonça
6º ao 9º ano
QUINTAS-FEIRAS, das 14h às 15h30 (nos dias de ações externas, o horário será estendido até 17h30)

O Núcleo de Projetos Sociais (NUPS) é formado por um grupo de alunos que, de forma voluntária, opta por desenvolver ações direcionadas a conhecer contextos socioculturais diferentes daqueles com os quais convivem. O objetivo é sair dos muros da Escola para dialogar, compartilhar e aprender com o outro. O trabalho se fundamenta nas pesquisas e nos debates sobre as problemáticas abordadas, na preparação e no desenvolvimento das intervenções, sempre geradoras de novas reflexões e também nas ações com os alunos protagonistas.

 

Oficina de Bandas e Pesquisa Musical
Professor: José Fernando de Barros Nogueira
6º ao 9º ano
QUINTAS-FEIRAS, das 14h às 15h30

A oficina promoverá a integração entre os alunos que praticam música ou se interessam em participar de grupos de pesquisa e prática musical, enfatizando os procedimentos relacionados ao trabalho coletivo. Serão desenvolvidos conceitos e procedimentos relacionados à prática musical (ritmo, harmonia, leitura, arranjo e composição). Os alunos construirão um repertório musical eclético, baseado nas diferentes vertentes musicais que se consolidaram ao longo do tempo.

DANÇA E CULTURA
Profa. Beatriz Villarroel Glaessel
9º ano + EM – Local: Ensino Médio
QUINTAS-FEIRAS, das 14h15 às 15h45

A Oficina de Dança e Cultura tem como objetivo – através do trabalho com diversas linguagens: escrita, pictórica, musical, corporal – que os/as alunos/as possam se repertoriar com conhecimentos básicos sobre a história da dança ocidental e oriental, que experimentem movimentos que permitam refinar sua coordenação motora e explorem de forma adequada o espaço cênico e possibilidades interpretativas. Por fim, que aprendam alguns toques para acompanhamento de ritmos árabes com snujs – instrumento oriental composto por dois címbalos de metal, utilizados para acompanhamento na dança.

Programe com Scratch 3.0 e crie games
Condutora: Tatiana de Souza Mendes Garcia
6os e 7os anos
SEXTAS-FEIRAS, das 14h às 15h30

A oficina introduzirá os estudantes no mundo da ciência da computação e da programação de computadores, utilizando o programa Scratch 3.0 (em sua versão mais recente, lançada em janeiro de 2019) que apresenta uma interface gráfica intuitiva e que possibilita a criação de jogos, animações e histórias interativas. Os estudantes se apropriarão da lógica da linguagem dos computadores por meio da aprendizagem de sua arquitetura básica.

O Scratch foi desenvolvido no Massachusetts Institute of Technology, uma das maiores universidades de tecnologia do mundo.

Por meio do trabalho cooperativo, os alunos irão construir jogos clássicos como o famoso “Pong” e “Snake”, bem como elaborar seus próprios jogos autorais, utilizando o conhecimento adquirido da linguagem Scratch.

Desenho Básico
Monitor: Lucas dos Santos Andrade
s a 9ºs anos
SEXTAS-FEIRAS, das 14h às 15h30

A oficina tem por objetivo iniciar e/ou desenvolver as técnicas básicas que envolvem o ato de desenhar. Por meio dessas técnicas, realizaremos o desenho do corpo humano e dos animais, utilizaremos luz e sombra, coloração (a lápis e tinta aquarela) e a finalização. Usando estas novas habilidades, os alunos serão convidados a produzir um material de expressão artística que envolva ilustração.


Cinema: Temas e Linguagens
Professora: Larissa Teodoro Andrade
8ºs e 9ºs anos + EM
OFICINA ON LINE – EAD

Encontro presencial inicial – 19/02 (terça-feira) – no Ensino Fundamental II, das 14h às 15h30.

A Oficina on line de cinema tem como objetivo ampliar o repertório cinematográfico dos alunos, contribuir para a formação de espectadores críticos e possibilitar a reflexão sobre a linguagem cinematográfica e diversos temas pertinentes aos nossos tempos e à adolescência. Os alunos deverão assistir aos filmes em casa e participar das discussões online com os colegas, orientados pela professora. No início do semestre, haverá um único encontro presencial para esclarecimentos sobre o funcionamento da oficina e levantamento de temas e obras.