Ofertas Formativas Ampliadas – Ensino Fundamental I

A estrutura de funcionamento das Ofertas Formativas Ampliadas tem as seguintes características:

• Caráter opcional;
• Para alunos do 2º ao 5º ano;
• Duração anual, com aulas de 1 hora a cada semana;
• Possibilidade de inscrição em mais de uma oficina, mas a participação dependerá do número de vagas existentes;
• Sem custo para as famílias.

As atividades ocorrerão fora do horário das aulas para os dois períodos, conforme informações a seguir:

Turmas da manhã – 2ºs aos 5ºs anos:

– Segunda-Feira: 
Xadrez (2ºs e 3ºs anos) – Horário: 13h30 às 14h30
Experiências Criativas (2ºs e 3ºs anos) – Horário: 13h30 às 14h30

– Terça-Feira: 
Xadrez (4ºs e 5ºs anos) – Horário: 13h30 às 14h30
Experiências Criativas (4ºs e 5ºs anos) – Horário: 13h30 às 14h30

– Quarta-feira:
Xadrez (4ºs e 5ºs anos) – Horário: 13h30 às 14h30
Experiências Criativas (4ºs e 5ºs anos) – Horário: 13h30 às 14h30

– Quinta-feira:
Xadrez (2ºs e 3ºs anos) – Horário: 13h30 às 14h30
Experiências Criativas (2ºs e 3ºs anos) – Horário: 13h30 às 14h30

– Sexta-feira:
Coral (2ºs aos 5ºs anos) – Horário: 13h30 às 14h30


Turmas da tarde – 2ºs aos 5ºs anos:

– Terça-feira:
Xadrez (2ºs e 5ºs anos) – Horário: 18h20 às 19h20

– Quinta-feira:
Coral (2ºs aos 5ºs anos) – Horário: 18h20 às 19h20
Experiencias criativas (2ºs e 5ºs anos) – Horário: 18h20 às 19h20


Descrição dos cursos:


  • Coral

A Escola mantém, desde 1981, um coral formado por alunos do Ensino Fundamental I. O trabalho do Coral procura favorecer a vivência de gêneros e estilos musicais variados, por meio de um repertório amplo e multicultural. Os arranjos vocais e instrumentais são elaborados em conjunto com os alunos a fim de proporcionar-lhes um bom aproveitamento e o desenvolvimento de suas habilidades musicais.


  • Experiências Criativas

Como as crianças se manifestam em situações desafiantes? Vivenciar novas situações, manipular materiais diversos, experimentar estratégias, observar acontecimentos, elaborar hipóteses, refletir e comunicar suas interpretações são procedimentos fundamentais para a construção de novos conhecimentos. O objetivo dessa oficina é propor desafios e experiências que potencializem essas aprendizagens, estimulando a curiosidade e a criatividade que são determinantes na construção do saber científico. Os estudantes desenvolverão as habilidades dos procedimentos científicos por meio da realização de alguns experimentos que simulem as investigações realizadas pelos grandes cientistas. Desvendaremos ainda as grandes descobertas científicas por meio de debates proporcionados pela leitura e pela análise fílmica.


  • Xadrez

O jogo de xadrez, além de ser um fascinante passatempo, também pode ser um instrumento útil para promover o desenvolvimento de habilidades e competências importantes para um bom desempenho escolar. Jogar xadrez, com certa regularidade, pode trazer benefícios cognitivos, afetivos e sociais como: melhora da atenção e da concentração, do pensamento lógico-abstrato, da criatividade, da imaginação e da memória. Além disso, a criança aprende a lidar melhor com contrariedades e frustrações. Como parte de nossas ofertas formativas ampliadas, ofereceremos uma oficina de xadrez, dirigida pela professora Cristiana Fiusa. Os objetivos dessa atividade são:

1. Apresentar os fundamentos, princípios e regras do xadrez para os alunos iniciantes e, para os que já tiveram contato com esse jogo, dar continuidade à aprendizagem realizada nos anos anteriores, aprofundando os conhecimentos de estratégia e tática;
2. Propor atividades que favoreçam o desenvolvimento cognitivo e socioafetivo dos alunos;
3. Favorecer a aprendizagem do trabalho em grupo.