Visão Ampliada de Currículo

Como Escola que assume o compromisso de ensinar na sociedade do conhecimento, entendemos que a aprendizagem se processa em um contexto amplo e permanente, independentemente da faixa etária do aprendiz. Por isso, fortalecemos a conexão com a realidade do mundo em que vivemos e criamos ambientes de aprendizagem que favoreçam o desenvolvimento dos talentos, a superação das dificuldades e a aprendizagem em rede, mediada pelos próprios estudantes ou por adultos, membros da escola ou de outras organizações.

Em consonância com essa visão, a Escola Lourenco Castanho incorpora ao seu currículo todas as ações que carregam fortes componentes formativos e que são oferecidos aos estudantes em diferentes âmbitos da vida escolar, extrapolando os limites da sala de aula.

Um currículo centrado na formação integral se diferencia daquele dirigido para dar conta de um rol de disciplinas. A integração das ações educativas dos âmbitos pedagógico e educacional favorece que o estudante tenha uma compreensão mais ampla e orgânica acerca dos conhecimentos produzidos, buscando priorizar o desenvolvimento de competências e não o saber enciclopédico.

Elementos Integradores do Currículo:

A articulação inter-áreas exige metas comuns a todos os componentes curriculares, bem como um forte tratamento metodológico dos conteúdos. Concebemos os Elementos Integradores do Currículo como potentes estratégias de ensino-aprendizagem, funcionando como articuladores do conhecimento.

Nossos Projetos Integradores de Série, que incluem os Estudos de Campo, são os principais elementos integradores do currículo.