fbpx

A Identidade da Lourenço Castanho

A Escola Lourenço Castanho reconhece que sua identidade institucional é fruto da ação participativa dos estudantes, educadores, gestores e familiares, todos importantes componentes da nossa comunidade. É a partir dessa valiosa interlocução que nossas concepções são revisitadas e, nossa prática, constantemente analisada.

Nossa atuação no campo educativo está alicerçada em 7 princípios orientadores:

    1. Desafio à Diversidade
      Garantir uma educação de qualidade para todos os alunos, não somente aceitando, mas desejando a diversidade. Ter por meta desenvolver, através de permanentes desafios, todas as capacidades de cada aluno;
    2. Integração Social
      Promover a formação de indivíduos que contribuam com os demais de forma reciprocamente enriquecedora privilegiando a construção coletiva do conhecimento;
    3. Atenção à Realidade Histórica
      Promover a formação de indivíduos atentos ao sentido histórico da realidade que os cerca, valorizando o passado e as exigências do futuro;
    4. Preparação para a Formação Contínua
      Preparar os alunos para prosseguirem seus estudos, de maneira que se sintam compromissados com sua formação, buscando enriquecer e aprofundar continuamente seus conhecimentos;
    5. Formação do Pensamento Crítico
      Promover a formação do pensamento crítico dos alunos, tendo por base um universo de conhecimentos, tanto os cotidianos quanto os representativos dos saberes acumulados pela sociedade, levando em conta critérios éticos, estéticos e políticos;
    6. Autonomia Responsável
      Trabalhar com todas as situações do dia a dia para que, participando efetivamente da sociedade em que vivem, os alunos possam ser capazes de analisá-la, de avaliá-la criticamente e de agir em consequência, para mantê-la, enriquecê-la e/ou modificá-la, de acordo com as necessidades e os recursos existentes;
    7. Formação Integral
      Trabalhar os vários aspectos constitutivos do educando, tais como o cognitivo, o metacognitivo, o conceitual, o físico, o emocional, o afetivo e o sociocultural.