Oferta Formativa Ampliada do Ensino Médio

Os alunos participaram de mesas-redondas para conhecerem as oficinas do primeiro semestre.


Para facilitar a escolha, a última aula do dia 05 de fevereiro foi reservada para troca de informações entre educadores e alunos. “Os professores ficaram disponíveis durante 45 minutos no auditório para que os alunos pudessem ter contato com eles para esclarecerem suas dúvidas sobre o conteúdo e sobre o ritmo da oficina”, explica o educador do NUPS e da Oficina de Grafite, Sylvio Ayala.

Dentre as dez ofertas disponíveis, uma é realizada em plataforma online (EAD), e outra é oferecida em parceria com a ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing). As OFAs são: Produção Musical; Práticas de Apresentação, Expressão e Comunicação; Mergulhando na Matemática; Teatro; Construção de materiais para ensino de Física; um projeto social e do espacial – NUPS e Grafitti; Sketch Book: Um olhar para a cidade; Dança e Cultura; Treinamento – Futsal e Cinema: temas e linguagens.

A professora Jéssica Zanquim, responsável pela oficina “Mergulhando na Matemática”, explica que é a primeira vez que essa OFA é realizada e que veio com o objetivo de preparar os alunos para futuras Olimpíadas de Matemática. “Preparamos o curso com um olhar para o conteúdo de olimpíadas externas, mas de uma forma que chame a atenção dos alunos. Teremos, como base, questões de anos anteriores para pegar o padrão de elaboração das provas. Então, vamos ‘passear e mergulhar’ pela matemática, conforme forem surgindo os problemas, encarando isso como algo desafiador”, explica.

A professora Fabiana, também comenta brevemente sobre a oficina Sketch Book. “Essa é uma oficina de desenho. Ela terá várias propostas que serão feitas fora da Escola, por isso o ‘olhar pela cidade’. A ideia é eu trazer, em cada aula, um desafio temático para eles. Com isso, eles sairão da sala. Ao retornarem, realizaremos um debate e, a partir dos desenhos deles, também irei dando dicas e técnicas”, conta.

As alunas Mariana Pravadeli e Renata Nascimento do 1º ano D falam sobre o interesse pelas OFAS. “São várias as áreas, e isso nos possibilita escolher entre diversos temas, deixando-nos mais interessados em fazer. E dentre as disponíveis, eu gostei muito da Sketch Book”, diz Mariana. “As oficinas também são um jeito de sairmos da sala de aula e descansarmos um pouco fazendo coisas das quais gostamos”, complementa Renata do Nascimento.