Turmas dos 6ºs anos assistem ao filme “O menino e o mundo”

Atividade faz parte do Projeto Integrador de Série.


Como atividade disparadora do Projeto Integrador de Série do 6º ano, cujo tema é “Como eu me relaciono com os problemas do mundo?”, os alunos dos 6ºs anos foram ao Espaço Itaú Cinema, na rua Augusta, assistir ao filme “O menino e o mundo”, de Alê Abreu.

O filme conta a história de um menino do campo, cujo pai vai à procura de emprego nos centros urbanos. Na busca pelo pai, o menino conhece lugares e se depara com situações que apontam para diversos problemas do mundo, como a poluição, o desmatamento e o desemprego, entre outros.

Segundo as alunas do 6º ano A, Beatriz Dreyfuss e Ana Luíza Toledo, o filme fez com que elas pensassem em como fazer para não repetir os erros presentes no mundo. “Eu achei o filme muito inspirador e me fez pensar bastante nos problemas do mundo, como a poluição e o desmatamento”, afirma Beatriz.

O professor de Projetos do 6º ano, Fernando Nogueira, explica o motivo da escolha desse filme para ser a atividade disparadora do projeto: “É um filme que tem muito a ver com a realidade atual e evidencia diversos problemas. Os alunos conseguem perceber de forma muito clara, os impactos socioambientais gerados pelas transformações do mundo”.

Antes de assistirem ao filme, os alunos trabalharam com uma ficha para levantamento de hipóteses sobre a história e o que esperavam do filme. Em um segundo momento, nas aulas de Projetos e de outros componentes, terão a oportunidade de realizar discussões coletivas para ampliarem suas reflexões sobre as questões abordadas na história.