fbpx

Alunos do fundamental II entregam flores no centro da cidade

Ação iniciada no primeiro semestre retorna com depoimentos de alunos


O Núcleo de Projetos Sociais realizou, nesta última quinta feira, 26, mais uma intervenção social no centro da cidade. Os alunos do NUPS entregaram flores para a população no Theatro Municipal e em seus arredores.

     Ao entregarem as flores, os educandos utilizavam a frase “Gentileza gera Gentileza”, conceito que compõe o projeto. O que os deixou mais felizes foram as demonstrações de afeto das pessoas ao pedirem um abraço ou sorrirem como forma de agradecimento. Ficaram felizes com a atenção dada pelas pessoas quando alguns perguntavam qual o intuito da ação pois, dessa maneira, podiam explicar toda a temática. O objetivo é despertar a interação dos alunos com as pessoas de diversas culturas para que haja uma troca de experiências e vivências. 

        Os novos integrantes do NUPS afirmaram que foi gratificante poder melhorar o dia de alguém com um simples gesto “No começo fiquei receosa, por não saber como abordar as pessoas, mas, no momento em que entreguei a primeira flor, não queria mais parar”, afirma Ligia Santoro Hatschbach, do 9º ano A. Sua colega de classe, Isabela Messore Carpinelli Abbatepaulo, conta que algumas pessoas chegaram a pedir flores. “O NUPS é uma troca de conhecimento e gentileza”.  Ligia conta que esse é um dos motivos que a estimulam a participar do projeto: poder aprender e compartilhar.

    Isadora Maués Marangoni comenta que a Lourenço Castanho sempre promove ideias humanísticas e abordagens sociais que fazem os alunos terem empatia pelo próximo.     No final no movimento, os alunos se reuniram em círculo para contar quais foram suas principais percepções naquela tarde. Para alguns, era a primeira experiência no projeto social, ficaram contentes ao ver reações positivas. O professor de Espanhol e coordenador do NUPS, Juan Carlos, afirma que essa é a finalidade de toda a ação e que os alunos estão envolvidos com o projeto.