fbpx

Visita ao Aquário de São Paulo

Saída pedagógica faz parte da programação do Infantil 2


Os alunos do Infantil 2 visitaram na segunda-feira, 16, o Aquário de São Paulo. Localizado no bairro do Ipiranga, o local foi escolhido por abrigar uma pluralidade de espécies de animais aquáticos.

Os peixes estão presentes na vida escolar das crianças da Lourenço Castanho desde o processo de adaptação. Nesse primeiro momento, os bichinhos são usados para criar laços entre as crianças e a Escola, como explica a professora Bruna Tena Garcia.

“O peixe é um facilitador para o processo de adaptação. É uma forma de convidar a criança a entrar na sala. Então, por conta dessa proximidade, nós quisemos dar um sentido maior para a relação através de um trabalho com a temática”.

Após integrados, os alunos passam a participar da rotina da alimentação dos peixes e de limpeza do aquário. Essa vivência, além de promover um olhar curioso para as diferentes características de cada um dos animais,  “estimula o cuidado e o respeito para com todos os seres”, diz a Professora.

A saída para o aquário de São Paulo permite uma experiência diferente do que é visto em sala, por meio das atividades. Os alunos podem observar diversas espécies, apontar suas diferenças e ainda ter uma amostra de como é seu habitat natural.

No Aquário, as crianças foram acompanhadas por um monitor durante todo o trajeto. O Educador ambiental, Fernando Fens, contou curiosidades às crianças e esclareceu dúvidas sobre a vida selvagem.

Bruna ainda acrescenta que os peixes permitem um estudo interdisciplinar, o que reforça ainda mais o elo. “A partir dos peixes, nós começamos a abordar as diferentes características dos seres, as quantidades, as cores, ou seja, há uma interligação de todas as áreas, o que enriquece ainda mais o nosso trabalho”.

Na volta, as professoras promoverão uma atividade para retomada do que foi visto durante a saída. A temática dos peixes estará presente também na Mostra Cultural, que acontecerá em novembro. Este ano, todos os grupos que fazem parte do Infantil 2 trabalharão em conjunto na construção dos trabalhos que serão apresentados.