Alunos do 3° ano visitam acervo permanente do MASP

A vivência integra os estudos de gêneros pictóricos desenvolvida no curso de Artes Visuais


Durante a semana do dia 3 de setembro, as turmas dos 3°s anos visitaram o acervo permanente do Museu de Arte de São Paulo (MASP), localizado na Avenida Paulista.

O grupo está desenvolvendo, no componente de Artes Visuais, um estudo sobre os gêneros pictóricos retrato, paisagem e natureza morta, que foram abordados de diversas formas dentro de sala de aula.

No estudo das paisagens, foi desenvolvida uma atividade em etapas, em que teriam que realizar uma pesquisa sobre um lugar de São Paulo, fazer um registro fotográfico e, por último, registrar o espaço em forma de desenho.

Para ilustrar o conteúdo, foi proposta uma saída pedagógica para o acervo permanente do MASP, onde as obras com esses temas são abundantes.

No museu, os exercícios propostos pela professora de artes, Cristiana Junqueira, exploravam a questão da luz e da sombra e a observação de quadros que possuíam o efeito tridimensional.

Depois da análise e da conversa que tiveram com a professora, cada um dos alunos escolheu uma obra do acervo para fazer uma releitura em papel sulfite, que deveria reproduzir os efeitos de sombra e textura por meio do uso de lápis 6B.

Cristiana conta que os alunos começarão a estudar outras técnicas que podem ser encontradas em uma obra, como luz e sombra, a representação de volume e a tridimensionalidade. Ela ainda explica que a visita ao museu permite que os alunos observem as obras de forma mais assertiva.

“É uma oportunidade de que vejam as obras ao vivo. Estar nesse espaço expositivo possibilita que eles enxerguem as texturas, a qualidade das tintas e, em um mesmo ambiente, vivenciem os três tipos de pintura vistos em sala”.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *