Lançamento do livro “Inovações Radicais na Educação Brasileira”

Equipe de direção, pais e professores prestigiam equipe de TE


Na noite de quarta-feira, 7 de agosto, ocorreu o lançamento do livro “Inovações Radicais na Educação Brasileira”, que faz parte da série “Tecnologia e Inovação na Educação Brasileira”, organizado pelo professor associado à University Columbia, Paulo Blikstein, e coorganizado pelo Doutor em Educação, Flávio Rodrigues Campos. Os nossos professores de Tecnologia Educacional (TE), Luiza Regina Branco Fernandes e Rodrigo Lemonica, foram selecionados para participar do projeto. (http://www.lourencocastanho.com.br/?p=7147)

O evento aconteceu na livraria da Vila, na região do Jardim Paulista, e começou com um debate mediado pela jornalista Sabine Righetti, que contou com a presença das professoras Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida (PUC-SP), Roseli de Deus Lopes (USP) e Camila Pereira (Fundação Lemann). No debate, foi discutida a urgência de se falar sobre educação e as maneiras de inovar no Brasil. Logo após, os organizadores atenderam o público.

Uma das fundadoras da Escola, Sylvia Gouvêa, estava presente e compartilhou que a Lourenço Castanho sempre teve uma atenção especial em preparar os alunos para o futuro. “Este é o nosso DNA. Queremos que os alunos tenham o pé na modernidade, mas nos preocupamos também com eles serem felizes e desenvolverem suas competências socioemocionais”.

“Esta publicação, em parceria com a Stanford University e Columbia University, reafirma o potencial dos projetos da Lourenço, sempre fomentados pela preocupação com a sustentabilidade, a participação ativa dos estudantes e a integração com as novas tecnologias”, disse a Diretora de Currículo, Fabia Antunes.

A mãe do estudante Victor Rezende, Glória Domenech, prestigiou os professores e relembrou os projetos que seu filho elaborou e como isso auxiliou no crescimento dele. “É importante para os alunos participarem deste tipo de publicação, pois, a partir do trabalho que desenvolvem dentro das oficinas, ganham mais responsabilidade e a habilidade de apresentá-lo em locais a que não estão acostumados. Esse é o sentimento de autoria e pertencimento”.

O profissional de TE, Rodrigo Lemonica, comentou que encontrou colegas de profissão no evento e que estava orgulhoso com o resultado final. “Fazer parte do grupo seleto de escolas que estão presentes neste livro é um marco. É importante lembrar que deixamos um legado, com esse trabalho, para os alunos e os novos professores”.

Já a professora Regina Fernandes, que trabalha na Lourenço Castanho há 23 anos, explicou que quando se publica um artigo é como se você estivesse plantando uma semente e não conseguisse observar todos os frutos que virão. “Conseguimos inspirar outros profissionais com este projeto, que irão modificar práticas e, assim, o futuro começa a ser construído”.

“Não podemos esquecer de agradecer as fundadoras: Sylvinha Gouvêa, Marília Noronha, Jeannette De Vivo e Marilú Aidar, por sempre nos darem o apoio necessário para essa área, e aos diretores atuais, que continuam com a parceria”, finaliza Regina.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *