Lourenço Castanho conquista 1ª e 3ª colocações na Feira Brasileira de Ciências e Engenharia – FEBRACE 2018

Trabalho das alunas do Ensino Médio agora representará o Brasil na INTEL ISEF 2018 nos Estados Unidos.


A Feira Brasileira de Ciências e Engenharia é um movimento nacional de estímulo ao jovem cientista, que todo ano realiza, na Universidade de São Paulo, uma grande mostra de projetos.

O evento, iniciado em 2003, tem como principal objetivo incentivar a criatividade e a reflexão em estudantes da educação básica, através do desenvolvimento de projetos com fundamento científico, nas diferentes áreas das ciências e engenharia.

Os projetos são divididos por áreas, como Engenharia, Ciências Agrárias, Ciências Sociais Aplicadas, Ciências Humanas, Ciências Biológicas, Ciências da Saúde e Ciências Exatas e da Terra. A edição desse ano contou com mais de 290 projetos e a Lourenço Castanho se apresentou com dois trabalhos, desenvolvidos na 2ª série do Ensino Médio.

O trabalho Gravidez e maternidade na adolescência: mobilidade social e sociabilidade local na periferia de São Paulo, de autoria das alunas Eloisa Maria de Souza Falcão e Maria Luiza de Oliveira Jorge, sob orientação do Prof. Ednilson Quarenta, conquistou o prêmio concedido pela The American Psychological Association, pela pesquisa no campo das Ciências Psicológicas. As alunas também conquistaram a 3ª colocação na categoria Ciências Sociais Aplicadas e representarão a Lourenço na EXPOCETI, em Pernambuco.

Prêmio Destaque do Ano, na categoria interdisciplinaridade, concedido pelo Instituto de Ciências Moleculares.

O trabalho Cartografia dos adolescentes desaparecidos no “triângulo da violência” na zona sul da cidade de São Paulo em 2016, de autoria das alunas Ana Carolina Bueno Gonçalves, Beatriz de Souza Bim e Clara Helena Vicentini Ferreira do Valle, também orientado pelo Prof. Ednilson Quarenta, recebeu o prêmio ´Destaque do Ano´, na categoria interdisciplinaridade, concedido pelo Instituto de Ciências Moleculares da USP. Além disso, as alunas também conquistaram a 1ª Colocação na categoria Ciências Humanas e representarão o Brasil na INTEL ISEF 2018, em Pittsburgh, nos Estados Unidos.

A Cerimônia de Premiação aconteceu no Anfiteatro do Centro de Difusão Internacional (CDI) na tarde de sexta-feira, dia 16 de março.

Parabenizamos as alunas, professores e todos os envolvidos em mais essa significativa conquista.