fbpx

Alunos do 3º ano visitam Museu de Zoologia da USP

Atividade é parte do estudo sobre animais vertebrados, assunto tratado no componente Ciências da Natureza.


Como parte do componente curricular de Ciências da Natureza, os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental I visitaram o Museu de Zoologia da USP (Universidade de São Paulo), localizado no bairro Ipiranga, para se aprofundarem no tema que está sendo estudado: ‘animais vertebrados’.

O acervo do Museu conta com variados tipos de espécies de animais empalhados, além de fósseis de dinossauros e crânios que mostram a evolução dos hominídeos até o homo sapiens. “O museu serviu para que os alunos conhecessem mais sobre a teoria da evolução de Charles Darwin e também para eles ficarem cientes de que, dentro da cidade, existe um acervo de animais e não só em outros lugares”, explica a professora de Ciências, Denise Mandowsky. A área sobre fósseis serviu também para introduzir o assunto ‘Dinossauros’ que será o próximo tema a ser trabalhado em sala de aula.

Antes da saída, a professora realizou uma breve conversa para falar sobre o Museu. “Expliquei um pouco como seria, falei sobre os dinossauros e destaquei que eles encontrariam um animal que, antigamente, era gigante e que teriam que descobrir qual era”, comenta Denise.

No Museu, os alunos foram recebidos pela Vanessa Sakai, que faz parte do apoio educativo e que realizou uma visita monitorada com a turma. Conforme passavam pelas áreas, os alunos esclareciam suas dúvidas e, ao chegarem na parte dos fósseis, descobriram que o animal gigante de antigamente era o bicho preguiça.

Na última sala, os alunos puderam pegar alguns fósseis, tocar em um bicho preguiça e em uma pata que foram empalhados.

Posteriormente, em sala de aula, a professora voltará a conversar sobre a ida ao Museu com a turma, e os alunos realizarão uma atividade prática sobre fósseis.