Alunos do NUPS e Pró-Saber visitam Catavento

As turmas visitaram duas sessões do Museu e o laboratório “Nanoaventura”


Os alunos da Oficina de Núcleo de Projetos Sociais (NUPS) da Lourenço Castanho, em parceria com o Pró-Saber, realizaram uma visita ao Museu Catavento Cultural, localizado no Brás, para mais um momento de integração entre as duas instituições.

Em atividades anteriores, os alunos do Pró-Saber visitaram a Lourenço Castanho e, depois, a turma do NUPS foi até Paraisópolis para conhecerem alguns projetos que são desenvolvidos por lá.

A escolha da saída foi realizada em parceria com o Pró-Saber. “Na Lourenço, pretendemos romper a ‘bolha social’ por meio de ações como o NUPS. O Pró-Saber pretende contribuir para romper também uma ‘bolha’ em que os jovens de Paraisópolis ficam imersos, ampliando oportunidades e possibilidades socioculturais. Contribuir para esse processo faz todo sentido dentro da nossa proposta, que pretende propor intervenções na realidade”, explica a professora Kadine Teixeira.

Ao chegarem ao Catavento, as turmas foram divididas em dois grupos para darem início à visita monitorada. Lá, elas conheceram a sessão “Vida” que explicou conceitos da Evolução e da teoria de Darwin, além de apresentar o funcionamento de algumas partes do corpo humano. Na sessão “Sociedade”, os alunos viram alguns conceitos de química e, por fim, visitaram o Laboratório “Nanoaventura”, onde aprenderam conceitos de nanociência e nanotecnologia por meio de apresentações explicativas, vídeos e jogos eletrônicos.

A aluna do NUPS Maria de Castro diz que é sempre legal as atividades com o Pró-Saber. “É bem divertido os encontros com eles. Eu gosto bastante, é bem legal”. Sobre a visita, ela comenta que, além de ter sido interessante, ainda ajudou no conteúdo que está sendo estudado na Escola. “Gostei muito das atividades que fizemos. Vimos conceitos de átomos, nêutrons, e isso me ajudou na matéria de Ciências. O mais legal é aprender e, ao mesmo tempo, nos divertir”, destaca.