Turmas de Infantil 3 visitam a Companhia dos Bichos

Alunos experimentam vivências tradicionais de uma fazenda e conhecem animais


Durante a quinta-feira, 30 de maio, as turmas dos Infantis 3 realizaram o estudo de campo na Companhia dos Bichos, localizada em Cotia, São Paulo. As crianças tiveram contato com diversos animais de fazenda.

Ao se prepararem para essa saída, os alunos estudaram as classificações dos bichos como, por exemplo, animais marinhos, silvestres, domésticos, de fazenda, entre outros. Depois foram aprofundadas as características de cada grupo, estudando seu habitat, alimentação, pelagem.

Durante a visita, as crianças tiveram contato com vários animais, desde coelho até búfalos. O diferencial dessa saída pedagógica é que a vivência que eles têm não é apenas de observação, mas também de envolvimento com a rotina dos bichos. Tiveram oportunidade de alimentar cabras, andar a cavalo e tirar leite da vaca. Ao longo do percurso, os monitores do parque ensinam e divertem os alunos, a risada era o som que mais estava presente no ambiente.

A atividade foi dividida em dois blocos, com um intervalo para um lanche com comidas típicas de fazenda, como o pão de queijo e bolos.

A professora titular do Infantil 3F, Alessandra Fagiolo, comentou o porquê de essa saída ser importante. “Algumas crianças não têm esse contato com a natureza, poucas têm fazenda, a maioria tem apenas a relação com o urbano. Essa vivência tem que se ampliar para todos e a escola é que tem que trazer esse olhar, ampliando esse conhecimento de mundo”.

Após a saída, as crianças trabalham a linguagem, contando em sala de aula o que viram e do que mais gostaram. Também são estimulados conceitos artísticos, já que eles desenham o que mais lhes chamou a atenção. “Os pais relataram que eles chegaram bem animados e comentando os animais que viram e as experiências vividas. Para eles, o contato foi muito significativo. O fato de poder estar perto dos animais e constatar tudo aquilo que estudamos torna a saída muito significativa”, finaliza a professora.