fbpx

Infantil 3A se encanta com a cultura japonesa

Turma visita o Pavilhão Japonês.


Na quarta-feira, 29 de maio, os alunos do Infantil 3A visitaram o Pavilhão Japonês localizado no Parque do Ibirapuera.  Essa atividade faz parte do Projeto de Classe que as professoras montam após perceber o interesse da turma.

No começo do ano, as professoras Bruna Iza Ribeiro e Ana Paula Quina perceberam que as crianças tinham interesse pelas comidinhas japonesas. Após esse episódio, surgiu curiosidade por outros elementos da cultura como, por exemplo, o dragão japonês e as carpas. Elas apresentaram várias imagens e vídeos, porém sentiram falta de uma referência mais próxima dos alunos.

Como preparação para a saída pedagógica, as educadoras apresentaram a Festa do Dragão e juntos construíram um dragão usando caixas e tecido. Em outro momento, estudaram que os japoneses criaram o karaokê e depois realizaram uma atividade com o videokê. As crianças se divertiram muito.

Na visita ao Pavilhão Japonês, localizado no Parque do Ibirapuera, as crianças encontraram peças tradicionais da cultura, como uma armadura de samurai e espadas. Também observaram um lago com carpas e puderam alimentá-las. “Foi uma boa oportunidade para que eles conhecessem de perto alguns elementos, já que é uma cultura que tem uma imigração muito forte em São Paulo, mas é muito diferente da nossa”, compartilhou a professora Bruna Iza.

O objetivo do projeto é que eles possam estabelecer um paralelo entre os dois grupos e seus comportamentos. O projeto não termina com essa atividade. A próxima etapa é a criação de quimonos pelos próprios alunos. “As crianças vão se soltando e nós seguimos trabalhando as expectativas de aprendizagem sem que eles percebam, como: mobilidade perceptiva motora, artes, entre outros.  Eles se envolvem como se fosse uma grande brincadeira”, finaliza a professora.