48ª Olimpíada Lourenço Castanho

Alunos do Ensino Fundamental I participaram de atividades olímpicas


Durante o mês de maio, os alunos do Ensino Fundamental I participaram de atividades esportivas relacionadas a categorias olímpicas.

Antes das atividades, durante as aulas de Educação Física, os alunos foram preparados pelos professores, e selecionaram as modalidades esportivas que integrariam as olimpíadas.

Os primeiros grupos a participarem foram os 4°s e o 5°s anos. As modalidades praticadas foram: handebol, futebol, arremesso de peso, queimada, basquete, corrida e jogos de salão (como xadrez, dama e futebol de botão). No decorrer da última parte das competições, os pais dos alunos puderam acompanhar a performance dos filhos e entregar as medalhas durante as premiações.

No segundo dia de competições, tivemos os alunos do 1° ano, que contaram com a presença dos pais durante todo o percurso e realizaram juntos as atividades. Renata Geo, mãe da aluna Alice Geo, do 1° ano C, comenta que ficou muito entusiasmada com a vivência.

“Fiquei muito surpresa em ver há quantos anos acontece essa iniciativa das olimpíadas. Eu acho muito importante estimular esse lado saudável, brincarmos junto com as crianças e também poder conhecer os amigos dos nossos filhos”, diz.

Douglas Moraes, professor de Educação Física, salienta a importância da participação dos pais “Esse tipo de evento não só aproxima os alunos de uma mesma série, como também promove a integração entre pais e filhos. Essa interação é muito legal porque os pais podem participar de todas as atividades esportivas planejadas pelos professores”.

Os alunos praticaram salto em distância, arremesso de peso, salto em altura, corrida, queimada russa, circuito com bola e pênaltis.

Para fechar o ciclo do Ensino Fundamental I, o 2° e o 3° anos competiram nas modalidades basquete, handebol, jogos de salão, pique bandeira, queimada e atletismo.

A aluna Laura Basile, do 3° ano B, comenta que a atividade de que ela mais gostou foi pique bandeira. “Eu estou adorando todos os esportes, mas do que eu mais gosto é do pique bandeira, porque eu sou muito boa em corrida”.

Já a aluna Sara Quesada, do 3° ano C, contou que estava super animada para as provas de atletismo. “Eu adorei as olimpíadas, estou ansiosa para o atletismo, porque eu gosto muito de corrida, e também porque minha mãe vai me assistir”.

Stefano Bigotti, coordenador de Educação Física, explica que é fundamental que os alunos experimentem esse tipo de atividade. “As olimpíadas desenvolvem, principalmente nos alunos do Fundamental I, essa relação de ganhar e perder e também a ideia de competição, só que de uma forma tranquila, buscando sempre o lado mais sadio”.