fbpx

The Treasure in our Playground

Alunos da Educação Infantil visitam ateliê de cerâmica.


Os alunos do Infantil 4 que participam do Período Estendido (que, a partir do ano que vem, passará a se chamar Lourenço Intercultural) visitaram, no dia 5 de novembro, o Instituto Arte Cerâmica (IACE), localizado no bairro da Vila Mariana.

Antes de realizarem essa visita, a professora Vanessa Abdala e os alunos fizeram uma atividade procurando tesouros na Escola. Um dia, ao escavar a areia que há no pátio da Educação Infantil, as crianças notaram que embaixo dela havia uma terra vermelha diferente.

Como a professora de Artes, Leila Pinheiro, estava presente naquele momento, ela desconfiou que pudesse ser argila e sugeriu aos alunos fazerem uma experiência com o material.

Vendo que aquela terra vermelha havia endurecido como o esperado, confirmaram a sua hipótese. Com a visita do ceramista Élcio Torres à Escola, as crianças descobriram que se tratava de argila terracota, de ótima qualidade, e receberam informações de como refiná-la para uso.

Após esse conhecimento, surgiu a ideia de conhecer um local de produção de cerâmica que contém técnicas de construção de peças por torno e modelagem. Ao chegarem no IACE, os alunos foram recebidos pela ceramista Susanne Schumacher que explicou o que as crianças iriam fazer naquela tarde. Em um primeiro momento, elas foram conhecer o espaço do ateliê e saber detalhes do processo de transformação da argila em peças de cerâmica.

As crianças ficaram encantadas ao conhecer os fornos onde são queimadas as peças. Em seguida, os alunos puderam fazer suas próprias esculturas que passaram pelo processo de secagem, queima e esmaltação. Elas serão expostas na Mostra Cultural, no dia 1º de dezembro. “É importante fazer essas visitas porque os alunos se aproximam do que estão aprendendo”, afirma a professora, Vanessa Abdala, sobre a visita ao ateliê.