De carro, de ônibus ou de trem

Alunos do Infantil 2A constroem caminhão em atividade do Projeto de Classe.


Nicolas Gentil, ex-aluno da Lourenço Castanho e atual estudante de engenharia mecânica no INSPER, retornou à escola para ajudar os alunos do Infantil 2A a construírem um caminhão de papelão, atividade relacionada ao Projeto “De carro, de ônibus ou de trem”, que será exposto na Mostra Cultural, no dia 1º de dezembro.

O interesse dos alunos pelos meios de transporte surgiu no período de adaptação. Segundo Carolina Gentil, professora do Infantil 2A, as crianças sempre brincavam de carros e acabavam construindo pistas no chão ou na lousa (em forma de desenho).

Por meio da dramatização, os alunos começaram a fazer viagens de carro para a praia, de avião para a Bahia e, por fim, de caminhão para fazenda. “O faz de conta nessa idade deles é muito importante porque eles vivenciam como se fosse de verdade”, afirma Carolina Gentil.

A partir disso, Nicolas foi convidado a participar da construção de um caminhão, além de poder mostrar para as crianças o carro que produziu na faculdade. Segundo ele, é muito legal essas atividades porque mostram para as crianças algumas profissões: “Por mais que os alunos sejam pequenos, eles vão lembrar que fizeram um caminhão na Escola”, afirma.

O caminhão foi construído com diversas caixas de papelão, e as crianças ajudaram na construção e na finalização dele, pintando com as cores e formas que escolheram.