Maquete tridimensional

Turmas do Infantil 3 e 5 realizam projeto juntos.


Após as turmas do Infantil 5 terem ido ao correio enviar cartas para a ex-colega que, atualmente, mora em Portugal (http://www.lourencocastanho.com.br/ler_noticias.php?id_con=2156), os alunos finalizaram o projeto construindo uma grande maquete tridimensional na Escola.

No dia 11 de outubro, as turmas do Infantil 5 fizeram uma maquete tridimensional do bairro Vila Nova Conceição, com a ajuda das professoras e dos pequenos alunos do Infantil 3A.

Depois de caminharem até o correio, os alunos realizaram a planta do bairro em um papel pardo, para que pudessem visualizar com mais clareza como ficaria a maquete.

Junto de seus familiares, em uma reunião, os alunos do Infantil 5 construíram as suas moradias, que fizeram parte da maquete. Nessa atividade, as turmas puderam perceber que, no bairro onde moram e estudam, existem muito mais prédios do que casas.

Os alunos do Infantil 3 contribuíram com os caminhos/pistas para o bairro, pois estão desenvolvendo um Projeto com essa temática em sua sala.

O projeto do Infantil 5, desenvolvido em Língua Inglesa, também envolve elementos relacionados à linguagem matemática. Segundo a professora Janaína Camargo, os alunos foram protagonistas o tempo todo na atividade, desde pesquisar o bairro no Google Earth, até produzir a maquete.

“Esse protagonismo enriquece todo o percurso de aprendizagem da criança, pois a construção de conhecimento se dá por meio de experiências muito significativas”, afirma Janaína.

Na semana seguinte, a maquete foi montada no pergolado da Escola, para que todas as crianças da Unidade pudessem brincar e explorar esse trabalho desenvolvido pelos alunos do Infantil 5, com a ajuda do Infantil 3 A.