fbpx

Instituto Gustavo Rosa

Alunos da Educação Infantil visitam exposição e ateliê.


Os alunos do Infantil 3 visitaram, no dia 30 de agosto, o Instituto Gustavo Rosa, localizado na região do Jardins, espaço onde o artista trabalhava e que, atualmente, abriga suas pinturas.

Em sala de aula, foram apresentadas aos alunos, por meio de vídeos, entrevistas de Gustavo Rosa, sua biografia e algumas obras.

O artista, que começou a pintar aos 3 anos, realizou diversas obras inspiradas em coisas que ele observava fora de sua casa, e as professoras sugeriram aos alunos que fizessem desenhos inspirados em coisas que vissem fora do ambiente escolar, antes de visitarem o Instituto.

Com os alunos, as professoras também fizeram releituras de algumas obras do Gustavo. Para isso, entregaram formas contidas em seus quadros, e os alunos puderam montar sua própria composição.

Ao chegarem ao Instituto, as crianças foram recebidas por Renaty Lima que fez as explicações de cada obra. Os alunos também tiveram a oportunidade de conhecer o irmão do pintor, Roberto Rosa.

As crianças observaram as diferenças de cores e formatos das obras de Gustavo. O artista pintou obras em diversas fases: “como retratista, pintava exatamente como as pessoas eram; como cubista, utilizava formas geométricas; e natureza morta, que desenhava tudo aquilo que não fala e não anda”, conforme explicações de Renaty.

Os alunos conheceram os dois andares com as obras do Gustavo e também o ateliê onde o artista fazia suas artes. Além disso, foram distribuídos desenhos para que eles colorissem e levassem para casa.

O aluno do Infantil 3C, Frederico Mussnich, disse que adorou visitar o Instituto Gustavo Rosa.

Segundo a professora Juliana Goppro, do Infantil 3A, visitar o Instituto Gustavo Rosa é uma constatação do que eles já viram em sala de aula. “Eles descobrem o que estava faltando e o que tinham curiosidade, além de verem as pinturas no seu tamanho real”, afirma Juliana.

Após essa visita, os alunos farão um texto coletivo para o caderno de vivências, em que será destacada a essência do que viram no Instituto.