fbpx

Passagem para o 6º ano

Alunos dos 5ºs anos participam de vivência no Ensino Fundamental II


No dia 30 de agosto, as turmas dos 5ºs anos foram até a Unidade do Ensino Fundamental II, para conhecerem o ambiente escolar e alguns dos novos professores do ano letivo seguinte. Essa vivência teve como objetivo preparar os alunos para uma transição tranquila do 5º para o 6º ano.

A coordenadora do 6ºs anos, Andréa Bivar, explica que vivenciar a rotina do Fundamental II ajuda os alunos nessa passagem. “É uma transição importante porque há muitas diferenças no funcionamento com que eles estão acostumados. Aqui, eles serão os mais novos, há a mudança de Unidade e, agora, são professores especialistas e não mais uma professora por sala. Então, é muito importante eles entenderem como funciona”, explica a coordenadora.

Durante a vivência, os alunos tiveram aula com os professores João Marcello de Araújo, Rodrigo Lemonica, Ariadne Olímpio e com a coordenadora, Andrea Bivar.

Na aula de História com o professor João Marcello, os alunos conversaram sobre o porquê e para o quê a História serve. “O nosso nome, onde moramos, o nome da rua, tudo isso é uma identidade que a História nos dá. Sem ela, ficaríamos perdidos, então essa é a ideia de estudar esse componente na Escola”, comenta João Marcello. Depois, o professor apresentou a música “Sampa”, de Caetano Veloso, interpretada por Gilberto Gil, para os alunos fazerem uma análise da letra e, posteriormente, escreverem sobre a cidade de São Paulo. “Como eu gosto muito de fazer poemas, de compor e tudo o mais, e como fizemos isso na aula, acabei gostando mais de História”, diz a aluna do 5ºB, Valentina Kuchkarian.

Em um segundo momento, o professor Rodrigo Lemonica levou os alunos para o Laboratório de Criação, onde explicou o que é desenvolvido no espaço, apresentou alguns equipamentos, como a Impressora 3D, e propôs desafios para a turma, nos quais teriam que montar um sistema e entender seu funcionamento. Terminada essa atividade, os alunos participaram de um jogo de perguntas e respostas, chamado Kahoot.

Na aula de Língua Portuguesa, a professora Ariadne fez uma breve introdução do que será estudado no componente e realizou uma atividade com a análise do texto “A Morte da Tartaruga”, de Millôr Fernandes. A turma conversou sobre o que foi lido e depois seguiu para outra atividade, na qual tiveram que desenhar palavras conforme o seu significado. “Gostei muito da aula de Língua Portuguesa porque me identifiquei bastante. É bem legal brincar com as palavras”, diz a aluna Malu Monteiro, do 5ºB. “Nós tínhamos a palavra ‘luminária’ e tínhamos que colocar a luminária na palavra, e fazer isso foi muito legal”, complementa a colega de classe, Leonora de Carvalho.

Por fim, na aula com a coordenadora, Andreia explicou para os alunos o funcionamento do Fundamental II, bem como os componentes curriculares que terão. Ela exemplificou a grade de aulas, explicou sobre as Ofertas Formativas Ampliadas (OFAs) disponíveis e outras mudanças na nova Unidade.