fbpx

Visita à Associação Brasileira de Preservação Ferroviária

Alunos do Infantil 3 estudam meios de transporte


Relacionado ao Projeto de Sala “Vou de quê?”, os alunos do Infantil 3F visitaram, no dia 16 de agosto, a Associação Brasileira de Preservação Ferroviária, localizada no bairro da Mooca.

Os Projetos de Sala sempre partem do interesse que as crianças têm sobre algo, e no Infantil 3F, a escolha foi, desde o início do ano, pelo estudo dos meios de transporte, principalmente o trem, e, por isso, escolheram conhecer e andar na locomotiva a vapor, maria-fumaça.

Inicialmente, os alunos exploraram a temática por meio da brincadeira. Ao perceberem que cada um dos meios de transporte se movimentava de forma diferente, dependendo de sua característica (terrestre, aéreo e marítimo), estudaram o surgimento das rodas, elemento bastante presente em vários dos meios escolhidos. Depois, realizaram pesquisas sobre os trilhos e outros instrumentos de locomoção.

“Antes de vir à Associação Brasileira de Preservação Ferroviária, muitas conversas surgiram com as crianças, em que elas perguntavam se as pessoas dormiam nos trens, se elas ficavam em pé ou sentadas, se haviam camas e restaurantes, entre outros”, afirma a professora Alessandra Mascigrande.

As crianças ficaram encantadas com a atividade e se surpreenderam ao andar de trem. Muitos alunos perguntaram se o trem poderia ir mais rápido e também se ele só andava para trás.

Posteriormente os alunos observarão as fotos do dia que andaram de trem, e retomarão as perguntas que eles fizeram para as professoras antes conhecerem a maria-fumaça, buscando perceber os conhecimentos ampliados por meio dessa vivência.