Infantil 3A no Laboratório de Criação

Os alunos conheceram a impressora 3D e projetaram uma pista de carrinhos.


Os alunos do Infantil 3A foram até o Ensino Fundamental II visitar o Laboratório de Criação e conhecer a impressora 3D, com o propósito de projetarem uma pista de carrinhos que, em breve, servirá de brinquedo para a Educação Infantil.

O Projeto de Classe surgiu a partir do interesse dos alunos durante as aulas. “Os meninos gostam muito de carros e trouxeram esse interesse para a sala de aula, o que fez com que as meninas se envolvessem também no assunto. Com isso, apresentei algumas sucatas para eles e os questionei sobre no que elas poderiam se transformar. Envolvidos pelo tema, disseram que poderiam se tornar carrinhos”, explica a professora titular Juliana Groppo. Para complementar o assunto, foram apresentados alguns vídeos do “Territórios de Brincar” que mostram diferentes brincadeiras do Brasil e também algumas maneiras de construção de brinquedos.

Outros colaboradores da Escola também participaram das atividades do Projeto. “A Patrícia Silva, que é funcionária da Unidade, nos ensinou a fazer carrinhos de sucata. Depois, também convidamos o pessoal da manutenção para nos ajudar a fazer carrinhos de madeira”, diz Juliana.

Num segundo momento, a turma demostrou bastante interesse sobre as pistas para brincar com os carrinhos. “Como eles se envolveram muito com esse assunto, nós vimos a possibilidade de trabalhar em parceria com os professores de tecnologia educacional para vermos o que seria possível fazer dentro desse tema. Tivemos algumas reuniões e chegamos à ideia de projetar uma pista que, em breve, virará um brinquedo em MDF”, comenta Juliana.

No dia 16 de agosto, aconteceu a vivência no Laboratório de Criação. Os alunos foram recepcionados pelos professores de tecnologia educacional, Rodrigo Lemonica e Tatiana de Souza, que apresentaram a impressora 3D e alguns projetos desenvolvidos pelos alunos do Fundamental II e Ensino Médio. “A ideia de trazer as crianças ao Laboratório é que, aqui, conseguimos potencializar a criatividade deles. Os diversos equipamentos, a oportunidade de ver a impressora funcionando e tirando do papel o desenho que eles produziram para se transformar em 3D, potencializa muito esse processo”, destaca Tatiana.

As crianças elegeram (por meio de votação) seis desenhos de carrinhos dos alunos para que fossem produzidos na impressora 3D. “Nós colocamos no scanner 2D e, de lá, jogamos para o software de modelagem que transforma em 3D, se tornando, assim, um objeto que conseguimos imprimir. Depois de pronto, os carrinhos voltarão para a Educação Infantil”, explica Rodrigo.

Por meio de peças de papelão, produzidas pelos professores, os alunos tinham a proposta de realizarem a projeção da pista utilizando essas peças. “Por meio de desafios, os alunos tinham que criar hipóteses de como fechariam a pista e foram fazendo a montagem coletivamente. Com isso, a ideia é fazer uso do Laboratório de Criação da Escola e fazer um brinquedo que ficará para o uso de todos da Educação Infantil”, diz a professora de tecnologia.

Em sala de aula, as professoras farão um resgate da vivência no Laboratório de Criação e darão continuidade ao Projeto, direcionando o planejamento de acordo com os novos aprendizados e interesses do grupo. E a projeção da pista, feita por eles, seguirá para o Ensino Médio, e as crianças acompanharão parte da produção.