Turmas do 3º ano visitam o MASP

Alunos realizam estudo para o componente de Artes.


Os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental I visitaram, nos dias 8, 9 e 10 de agosto, o Museu de Arte de São Paulo (MASP), acompanhados de seus professores, coordenação e direção, em atividade relacionada ao componente de Artes Visuais.

Ao chegarem à Avenida Paulista, os alunos foram direcionados ao vão do MASP e, de lá, observaram a paisagem e a estrutura do Museu, analisando sua arquitetura e cores.

Em seguida, as crianças foram para o segundo andar, onde se encontra o acervo, contendo diversas obras importantes e famosas. Lá, as turmas exploraram conteúdos vistos em sala de aula, como sombra e luz, autorretrato e natureza morta.

A professora de Artes Visuais, Cristiana Bei, explica sobre o trabalho feito com as turmas do 3º ano: “No 3º ano, os alunos estão estudando gêneros pictóricos, que são basicamente os temas da pintura, como natureza morta, paisagem e retratos. Dentro desses temas, nós fizemos trabalhos relacionados ao estudo da cor, cor primária, cor secundária, luz e sombra, volume e volumetria. Também estamos fazendo um estudo específico sobre a paisagem da cidade de São Paulo”, afirma Cristiana.

O MASP foi escolhido como local a ser visitado por oferecer um acervo com obras muito antigas e outras atuais (desde 1200 até os dias de hoje). Foi possível fazer com que os alunos observassem pessoalmente conteúdos vistos em sala de aula, além do panorama da cidade de São Paulo, visto pelo vão do MASP.

“Eu achei bem legal vir ao MASP. Tem algumas obras que a gente já conhecia, mas que a gente está revendo. Nós também descobrimos novos quadros e autores”, afirma a aluna Nina Barone Martineli, do 3º ano C.

Por fim, no primeiro andar do Museu, os alunos apreciaram a exposição Afro-Atlânticas, e cada um escolheu uma obra para reproduzir em forma de desenho, além de colocar em prática as técnicas aprendidas, como luz e sombra.