fbpx

Lourenço Castanho no FABLEARN EUROPE 2018

Projeto do Ensino Fundamental 2 é apresentado em Trondheim, na Noruega.


A Lourenço Castanho está participando da Conferência Fablearn Europe 2018 que acontece hoje, dia 18 de junho, na Faculdade Norueguesa de Ciências e Tecnologia (NTNU), em Trondheim. O evento reúne diversos educadores, pesquisadores e especialistas para debaterem sobre Tecnologia Educacional e o Movimento Maker. A Lourenço Castanho participa apresentando o trabalho “Rehab”, desenvolvido em uma das Ofertas Formativas Ampliadas (OFAs) realizadas no Ensino Fundamental 2.

A Conferência é uma das mais importantes no que diz respeito à ‘fabricação digital na educação’, bem como o aprendizado prático para o século XXI e utilização de tecnologias nas escolas. “É um evento que reúne educadores do mundo todo. Ele é uma prévia do que teremos, este ano, na Universidade de Stanford, que, junto ao Fablearn, é a base para todo o movimento maker que está sendo difundido nas escolas. Além de desenvolver a criatividade nas crianças, o objetivo é engajar os alunos nas áreas de ciências, engenharia e matemática”, explica o educador de Informática Rodrigo Lemonica.

Para debater o assunto, o evento terá palestras, cursos, oficinas e apresentações. “As palestras serão de pesquisadores da Holanda, Itália, Noruega, e toda a comunidade Maker da Europa foi convidada a participar”, destaca Lemonica. A apresentação do projeto “Rehab” será na categoria “Posters and Demos”.

O REHAB foi desenvolvido em 2016 e concluído em 2017, na OFA “Clube da Programação Scratch”. O projeto junta programação Kinect e o Scrath, e têm como objetivo auxiliar na reabilitação motora na área de fisioterapia. “Nas aulas de programação, nós conseguimos desenvolver o projeto e fazê-lo funcionar apenas com os membros superiores, mas queremos, em breve, integrar todos os membros”, explica o educador.

Sobre a apresentação, Rodrigo destaca o trabalho realizado e a expectativa da Conferência. “É a primeira vez que apresentamos um trabalho na Europa. É um projeto feito por toda a equipe de Tecnologia Educacional da Lourenço Castanho. Quando somos convidados para esses eventos, podemos ver que o trabalho está sendo bem feito. Estou orgulhoso e com grande expectativa, ansioso também por ver as novidades que terei a oportunidade de trazer para a Escola”, diz.