47ª Olimpíada Lourenço Castanho

Alunos do Ensino Fundamental I participam de evento esportivo com a presença de pais e familiares.


Os alunos do 2º até ao 5º ano participaram da 47ª Olimpíada Lourenço Castanho, que acontece todos os anos na Escola. O evento esportivo proporciona um momento de integração entre os alunos, estimulando a amizade, o respeito e o trabalho em equipe. Os jogos aconteceram na Unidade do Ensino Fundamental II, nos dias 05 (2ºs e 3ºs anos) e 12 de maio (4ºs e 5ºs anos).

“Durante o dia, os alunos passam por diversas modalidades esportivas com atividades que propiciam a interação entre as equipes. Os 2ºs e 3ºs anos encerram a competição mais cedo, pelo fato de serem pequenos, mas todas as turmas, no final, disputam uma prova de atletismo com a presença dos pais”, explica o professor de Educação Física, Ernesto Domingues.

Os alunos foram separados por equipes: azul, amarelo, verde e vermelho, femininas e masculinas. “Eles puderam escolher um amigo próximo para integrar a equipe, mas também foram misturados em turmas da manhã e da tarde, para que tivessem a oportunidade de conhecerem outras crianças”, diz o coordenador de Educação Física, Stefano Biggoti.

A aluna Gabriela Gayotto, 4ºC, destaca a aproximação com as outras turmas. “As Olimpíadas têm bastante integração e fazem com que a gente tenha amigos novos durante os jogos”, diz. “Gostei bastante porque tem várias modalidades e todo mundo joga com todo mundo, então é bem legal”, comenta Luiz Guilherme Malouf, do 2ºC.

As turmas dos 2ºs e 3ºs anos, os primeiros a competir, jogaram as seguintes modalidades: Jogos de Salão (Dominó, Pingue-pongue, Pebolim, Xadrez); Pique-Bandeira; Queimada; Corrida; Futsal e Atletismo (Salto a Distância). “De todos os jogos, o que eu mais gostei foi o dominó, porque é mais fácil para quem não está acostumado”, diz a aluna Maria Cecilia Ramos, do 2ºC. “Eu gostei muito do pique-bandeira, do xadrez e principalmente do futebol porque nossa equipe se deu muito bem e conseguimos ir para a final”, destaca Artur Padilha, do 3ºA.

Na prova de atletismo os pais e familiares dos alunos puderam acompanhar e torcer pelas equipes. “Esse momento da Olimpíada é muito importante. Esse sentimento de união das crianças, de solidariedade e principalmente de honestidade é muito emocionante”, diz Bruno Pinheiro, pai da aluna Valentina Montenegro, do 2ºC.

“Minha filha estava muito ansiosa para participar dos jogos como em todos os anos. Ela gosta bastante e eu sou muito a favor do esporte. A Olimpíada é o momento que junta tudo isso”, comenta Luciana Marsiglia, mãe da aluna Gabriela Marsiglia, do 3ºA.

No dia 12 de maio, foi a vez dos 4ºs e 5ºs anos competirem. As modalidades foram: Basquete; Handebol; Futsal; Jogos de Salão (Dominó, Pingue-pongue, Pebolim, Xadrez); Queimada e Atletismo (Arremesso de peso e Arremesso de martelo). “Eu gostei bastante do Handebol, porque fui goleira e gostei também da corrida, pois eu representei o meu time e consegui o primeiro lugar”, destaca Gabriela Gayotto, 4ºC.

“Eu achei legal toda a Olimpíada porque são vários esportes e, no final, ainda ganhamos medalhas. Também gostei que tinham pessoas da tarde no time, que eu não conhecia, mas agora já fiz amizade com todos”, destaca Nicolai Vilas Boas, do 5ºB.

Nas provas finais, as turmas dos 4ºs anos jogaram arremesso de peso, e os 5ºs anos, arremesso de martelo. “Sou educador físico, então vejo a importância que é a atividade física e também a competição, tanto no ato de ganhar, como também no de perder. Isso é importante para a educação das crianças”, diz Gilberto Ambrósio, pai do aluno Henrique Ambrósio, 4F.

“Esse entrosamento dos alunos é essencial, não só pelo esporte, mas eles se encontram de uma maneira competitiva e de forma saudável, e isso é importante: saber ganhar, saber perder e saber respeitar quem ganhou, pela qualidade, pelo esforço e entender que, da próxima vez, se fizer um esforço maior, também vai alcançar os objetivos”, destaca Jana Wickbold, avó da aluna Glória Wickbold, 5ºF.

No final da competição, os familiares se juntaram aos alunos para aguardar, ansiosos, o resultado das Olimpíadas. Divulgada a posição das equipes, os pais puderam pegar a medalha para entregar aos seus filhos e, junto aos demais, tirarem a foto oficial.

“Meu filho teve o azar de, nos últimos três anos de que ele participou, a equipe ficar sempre no último lugar. Ele não queria vir, mas o convenci e disse que o que interessa é brincar, e ele veio com esse pensamento e deu certo”, comenta Gilberto, pai do Henrique, que estava na equipe vencedora dos 4ºs anos.

Classificação das turmas do Ensino Fundamental I:

2º ano

1º lugar – Equipe Azul
2º lugar – Equipe Vermelha
3º lugar – Equipe Amarela
4º lugar – Equipe Verde

3º ano

1º lugar – Equipe Azul
2º lugar – Equipe Vermelha
3º lugar – Equipe Verde
4º lugar – Equipe Amarela

4º ano

1º lugar – Equipe Verde
2º lugar – Equipe Amarela
3º lugar – Equipe Azul
4º lugar – Equipe Vermelha

5º ano

1º lugar – Equipe Verde
2º lugar – Equipe Amarela
3º lugar – Equipe Azul
4º lugar – Equipe Vermelha

Confira as fotos em nossa página do Facebook: