fbpx

Aprendendo geometria de maneira divertida

Com métodos práticos, estimulantes e divertidos, crianças do Infantil 2 aprendem geometria.


Atividades práticas, como observar os espaços, fotografar detalhes e brincar de “Mestre Mandou” e “Estátua” auxiliaram na aprendizagem do componente curricular de Matemática no ano de 2016, estimulando os alunos do Infantil 2 a aprenderem os sentidos espaciais, a sensibilidade dos lugares e o contexto de espaço e forma.

A vivência foi dividida em quatro momentos, sendo todas com objetivos diferentes. A primeira incentivou o olhar das crianças para o ambiente, por meio de uma exploração, atentando-se para os pequenos detalhes. Feito isto, os alunos utilizaram recurso tecnológicos, como o iPad, para fotografarem os ambientes da Escola e posteriormente debaterem sobre o que haviam explorado, finalizando assim, com uma Caça ao Tesouro para descobrirem ainda mais os ambientes apresentados.

Para entenderem o vocabulário espacial, relacionado à lateralidade, tais como: “ao lado”, “em frente”, “atrás”, “embaixo”, “em cima”, “dentro”, “fora”, “primeiro”, “último”, “antes” e “depois”, as crianças foram estimuladas com um percurso de pneus e túneis.

Além disso, para auxiliar na expressão corporal e incentivar a criatividade e sociabilidade, foram aplicadas brincadeiras já conhecidas como o “Mestre Mandou” e “Estátua”.

Um percurso com fitas adesivas também foi proposto para que tivessem novas experiências. A interação com pistas feitas em diferentes locais, como pátio, mesas, lousas ou até mesmo no chão, possibilitou um olhar mais amplo das crianças.

Chegando ao fim das atividades didáticas, a última proposta apresentou o contexto de espaço e forma, utilizando-se da arte moderna do artista Piet Mondrian que explora o olhar sobre linhas, formas e cores. Por meio de blocos lógicos, as crianças construíram torres com os sólidos e foram desafiadas a pensarem sobre as estruturas que foram desenvolvidas.