Infantil 5 produz desenhos de monstros nas aulas de Artes Visuais

Sequência didática explora o mundo dos seres imaginários e amplia conhecimento dos alunos nas artes visuais.


Monstros e seres imaginários invadiram as aulas de Artes Visuais do Infantil 5. Utilizando uma temática de interesse dos alunos, foi organizada uma sequência didática de exploração artística, em que as crianças criaram seus monstrinhos com diferentes materiais (as produções realizadas servirão, no próximo semestre, para a confecção de um álbum de figurinhas no componente curricular de Matemática).

A atividade tem como objetivo aprimorar as qualidades que os alunos já têm na produção de desenhos, com preenchimentos, formas, exploração mais aprofundada de linhas, desenhos mais estruturados e, assim, apresentar novos conceitos de produções por meio de temáticas atrativas para eles. “Por conta da caça de Pokémon, as crianças traziam muito essa ideia de desenhar monstros. É uma temática que antes era assustadora, agora não mais. Eles olham para os monstros de outra forma, como algo fofo e divertido”, explica a professora de Artes Visuais, Leila Monteiro.

Para a prática da atividade, foram realizadas pesquisas de monstros, criaturas e seres imagináveis, produzidas por ilustradores, artistas plásticos e grafiteiros. As crianças foram convidadas a produzirem desenhos com características fofas e assustadoras para, posteriormente, serem questionadas sobre as diferenças que faziam tal monstro ser fofo ou assustador.

A sequência didática proporcionou o uso de vários materiais para a produção. “A criação dos monstros explorou as modalidades artísticas. Em um momento, estavam fazendo com pinturas, em outros, utilizando colagens ou canetinhas. As propostas são variadas, e nós vamos ampliando esse repertório de criação e estudando as linguagens de como eles podem representar esses desenhos”, diz Leila.

No próximo semestre, as crianças utilizarão os desenhos produzidos na aula de Artes Visuais no componente curricular de Matemática. Elas confeccionarão um álbum de figurinhas com as temáticas de monstros fofos, engraçados e assustadores, que depois serão trocados entre as turmas do Infantil 5.