fbpx

Dia de Los Muertos na Lourenço Castanho

Alunos do Ensino Fundamental II produzem altares para homenagear seus familiares já falecidos.


Celebrado no México, de 31 de outubro até 02 de novembro, o Dia de Los Muertos é uma festa em comemoração à morte. Nessa celebração, altares são montados com fotos, objetos e comidas preferidas dos falecidos porque, segundo a tradição, os mortos têm permissão divina para visitar seus familiares uma vez por ano, e, com essas homenagens, eles se sentem mais à vontade. O Dia de Los Muertos é uma festa colorida, com músicas, fantasias, comidas e desfiles, além de ser declarada Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela Unesco.

Os alunos do 7º ano fizeram homenagens aos seus parentes que já faleceram. Escreveram sobre a vida do homenageado, com ajuda de seus familiares, e apresentaram na Língua Espanhola. Essa atividade está relacionada com o componente curricular Espanhol e com o projeto integrador de série (Patrimônios e Heranças: Como o passado se faz presente em nossas vidas?).

Os alunos contaram quando os homenageados nasceram, quando se casaram, quantos filhos tiveram, o que mais gostavam de fazer, quais eram suas profissões, quando e por qual motivo faleceram. Foram produzidos altares com fotos e objetos para retratar o que o parente mais gostava. Para simbolizar os quatro elementos obrigatórios, os alunos colocaram, em seus altares, papéis representando o ar, velas representando o fogo, frutas ou flores representando a terra e recipientes com água. O sal representou a purificação. O altar também ajudou na apresentação, assim puderam enfatizar o que estava no texto.

Segundo os alunos, o Dia de Los Muertos é similar ao Dia de Finados. Contudo, a comemoração realizada no México guarda uma importante diferença que é o fato de conseguirem transformar um acontecimento triste em uma festa.

Esse trabalho realizado pelos alunos será apresentado na Mostra Cultural.