fbpx

Vivência com Companhia Ballet de Cegos

Alunos da Educação Infantil realizam atividades com as bailarinas da Associação Fernanda Bianchini.


No dia 05 de maio, os alunos da Educação Infantil receberam a Associação Fernanda Bianchini – Companhia de Ballet de Cegos – para a realização de atividades (relacionadas ao Núcleo de Projetos Sociais – NUPS) e para assistirem às apresentações das bailarinas.

O objetivo do NUPS com os alunos do Infantil 4 foi promover uma vivência diferente da que estão acostumados. Com as bailarinas, as crianças realizaram atividades de relaxamento através de pincéis e água, pinturas de tinta de gelo no ateliê e levaram as bailarinas para conhecer os espaços da Escola. As meninas adivinharam quais fantasias os alunos estavam usando e quais objetos estavam sendo entregues a elas. Foi mostrado aos alunos uma máquina de escrever e um livro em braille. Juntos, realizaram a leitura e foram presenteados com o alfabeto feito em braille.

Os alunos conheceram recursos que as pessoas com deficiência visual utilizam, como as bengalas e o Duque, cão-guia da bailarina Marina. Aprenderam que o cachorro está trabalhando quando está utilizando a guia, o que significa que é proibido fazer carinho, pois podem se distrair e colocar em risco sua própria vida e a vida da pessoa que está sendo guiada. “Eu também tenho um cachorro que me protege” – conta um aluno do Infantil 4.

Além das atividades, as crianças trocaram informações e tiraram dúvidas com as meninas. Perguntaram como as pessoas com deficiência visual andam de carro, como saem do banho e não escorregam, como abrem a porta, como fazem compras no mercado, entre outras.

“É através dessas crianças que o futuro será construído. Por meio de exemplos como nós, deficientes, vamos conseguir evoluir as crianças e mostrar que as pessoas com deficiência têm oportunidades, que é possível realizar sonhos e construir um futuro. Fizemos uma troca de energias positivas – para mim isso é gratificante” – conta a bailarina Geyza Pereira.

Por fim, a Companhia Ballet de Cegos visitou todas as turmas da Educação Infantil, e os alunos admiraram as apresentações de sapateado e ballet clássico.