Projeto Outer Space

Alunos da Educação Infantil preparam comida para o amigo E.T.


Os alunos do Infantil 4 e 5 do período estendido realizaram uma atividade integradora, no dia 22 de maio, relacionado com as aulas que acontecem às segundas-feiras (vivência na Língua Inglesa – Science & Nature e as aulas de Cozinha Experimental).

Com o intuito de ampliar seus conhecimentos, os alunos estudaram planetas, constelações, contagem regressiva (tudo em Inglês) e foram recebidos por um “E.T.”, que havia caído do espaço e dizia estar com muita fome. Para ajudar o amigo a saciar sua fome, os alunos tiveram a ideia de preparar um nhoque verde.

Para iniciar a atividade, as crianças fizeram uma lista dos ingredientes que eram necessários para realizar a receita. Pesquisaram no site do mercado os valores de cada alimento, analisaram a quantia necessária para comprar as comidas e enviaram uma carta para a diretora Márcia Dalla Stella, dizendo que precisavam de ajuda para alimentar seu novo amigo.

Com a aprovação da diretora, os alunos foram ao supermercado Pão de Açúcar, acompanhados pelas professoras, coordenação, direção e seguranças. Lá, os alunos procuraram os lugares em que as batatas, os espinafres, o sal, a farinha e ovos se encontravam e, depois, foram ao caixa para realizar o pagamento.

Uma aluna do Infantil 5 disse que adorou ir ao mercado e que gostou muito de ter carregado a “potato” e o “spinach”.

Após comprarem os ingredientes, os alunos se direcionaram para a cozinha e, com ajuda da professora de Cozinha Experimental, prepararam a receita.

Nas aulas de Inglês do período estendido das turmas do Infantil 4 e 5, os alunos desenvolvem a língua por meio das vivências que eles têm dentro e fora da Escola. Já nas aulas de Cozinha Experimental, o objetivo com os alunos é aprimorar uma educação alimentar de forma lúdica, desde o plantio até o consumo, além de proporcionar vivências com a preparação das receitas.

Segundo a professora de Inglês, Thays Palomares, essa atividade é importante porque se torna  algo enriquecedor e significativo para as crianças: “Nós conseguimos juntar vários componentes e integrar com o Inglês. Usamos a Matemática para saber o valor dos alimentos, por exemplo. Eles sabem o nome das comidas em Inglês e isso é muito enriquecedor”.