Colaboradores em formação na Microsoft

NIDP oferece capacitação dos programas Forms e Sway do Office 365.


No dia 22 de maio, os colaboradores da Lourenço Castanho foram até a Microsoft, para uma oficina de capacitação dos programas Forms e Sway, ofertada pelo Núcleo de Inovação e Desenvolvimento Profissional (NIDP) da Escola. Os participantes receberam orientações para usufruir, da melhor maneira, as ferramentas educacionais.

Os programas apresentados fazem parte do Office 365, desenvolvido e pensado para a educação. O Sway possibilita que os professores tenham outros caminhos para mostrarem suas apresentações, tanto em aula, como também em reuniões, fazendo com que o conteúdo fique mais rápido e de fácil manuseio. Já em questão de avaliação do aluno, o Forms possibilita a criação de registros, testes e pesquisas, para que o professor acompanhe melhor o desenvolvimento da turma, de forma rápida e prática.

A oficina para capacitação desses programas foi dirigida pela formadora Julciane Rocha, que integra o programa Professores Embaixadores da Microsoft, cujo objetivo é capacitar educadores para que possam levar a tecnologia para a escola e conciliá-la com os conteúdos educacionais. “O maior objetivo na integração tecnológica é adaptá-la ao currículo escolar e ao que o professor utiliza na sala de aula no dia a dia. Por isso, pedimos aos educadores que pensem em problemas que existem no processo educacional e, assim, mostraremos ferramentas digitais que possam auxiliar na solução desse problema”, explica Julciane.

Após a explicação do que é o aplicativo Sway, os participantes foram convidados a testá-lo na prática. Utilizando conteúdo já aplicado em sala com os alunos ou em reuniões, eles migraram o arquivo para a plataforma do Sway, e cada um montou sua apresentação, utilizando os recursos disponíveis. Posteriormente, mostraram o resultado para os demais participantes e compartilharam como foi a experiência na utilização do programa.

A professora auxiliar do Infantil 2, Tamires Emanuelle Padiar, comenta que a ferramenta possibilita mostrar o conteúdo de uma forma mais atual. “A aparência da apresentação faz com que chame mais a atenção das crianças para o conteúdo”, diz Tamires. A diretora de currículo Fábia Antunes acrescenta que a ferramenta facilita o processo de criação. “Poder importar imagens do PowerPoint agiliza, na hora de produzir uma apresentação”, diz.

Na plataforma do Forms, os participantes produziram um questionário e receberam instruções de como o conteúdo pode ser utilizado em sala de aula, assim como outras maneiras de utilizá-lo para questões avaliativas, por exemplo.