fbpx

Estudo de Campo no Aquário de São Paulo

Infantil 2 desenvolve atividade relacionada às espécies de peixes.


Durante o primeiro semestre, a turma do Infantil 2 trabalhou, em sala, atividades sobre variadas espécies de peixes. Para complementar essas tarefas, as crianças saíram em Estudo de Campo, para o Aquário de São Paulo, com o objetivo de sistematizarem e observarem as espécies apresentadas.

O estudo sobre os tipos de peixe começou no aquário da Escola. “As crianças começaram a observar e alimentar os peixes do nosso aquário. Com isso, houve uma aproximação. Elas tiveram uma ideia do que é cuidar de um outro ser vivo”, explica a professora titular do Infantil2, Ana Carolina Gayotto.

A partir dessa observação, uma sequência de atividades começou a ser desenvolvida com a turma. “Nós fizemos um quebra-cabeça de peixes e, a partir de uma obra de arte, os reproduzimos através de uma pintura. Também abordamos as características das espécies: boca, cauda, nadadeira, dentes e habitat”, explica Ana. À medida que foi se aproximando o dia do Estudo de Campo, as crianças começaram a conhecer outros tipos de animais que poderiam ser encontrados no Aquário, como: raias, tubarões, focas etc.

Para complementar e sistematizar essa sequência didática, ilustrando todo o conteúdo desenvolvido em sala de aula para as crianças, a ida ao Aquário foi importante, pois teve como objetivo apresentar as espécies até então estudadas por meio de imagens e, consequentemente, mostrar outros tipos de animais presentes no Aquário.

O Estudo de Campo no Aquário de São Paulo começou na área do Tanque do Peixe-boi, considerado o maior do Brasil. Seguindo para a área do “Igarapé na Amazônia”, os alunos conheceram o Tamanduá-mirim e as Lontras. Já no “Aeroporto”, os setores eram: “África, Indonésia e Austrália”, que possuíam os seguintes animais: Cangurus-vermelho, Wallby, Lêmure-de-cauda-anelada, Suricato, Raposas voadoras, Macaco Colobus, Piton Burmesa e Coala. Para finalizar o primeiro momento, os alunos visitaram o recinto dos Ursos Polares e do Leão-marinho-do-sul.

Antes de prosseguirem com a visita, os alunos foram direcionados ao “Píer 15 – Restaurante”, onde receberam lanches.

Na segunda parte da visitação, as crianças foram à área dos peixes e conheceram espécies como: Tang Amarelo, Piracanjuba, Tarpão, Pirarara, Cângulo-rei e os peixes Tang Azul e Peixe-Palhaço, conhecidos pelo filme “Procurando Nemo”. Lá, a turma assistiu, em sala, a um trecho do filme, para observarem as ovas.

Passando pela área da réplica de um submarino e chegando ao “Navio Naufragado”, as crianças viram os tubarões e raias, finalizando a visita no “Sul da Argentina – Patagônia” com os Pinguins-de-Magalhães.

Posteriormente, os animais vistos no Aquário de São Paulo serão retomados com os alunos em uma roda de conversa em sala.