Estudo de Campo do 7º ano

Patrimônios de Paraty.


Entre os dias 30 de maio e 02 de junho, os alunos dos 7ºs anos participaram do estudo de campo realizado no município de Paraty, em mais uma etapa das atividades investigativos referentes ao projeto de série “Patrimônios e heranças”.

Durante os trabalhos, os estudantes tiveram oportunidade de vivenciar o modo de vida tradicional da comunidade caiçara local, seu profundo conhecimento sobre a natureza e perceberam que há muitas possibilidades de exploração dos recursos do ambiente de forma sustentável. Ainda com foco na cultura como patrimônio, estudaram e participaram da Festa do Divino, uma tradicional celebração religiosa que ocorre anualmente em diversas cidades brasileiras.

Atividades de pesquisa e observação foram realizadas para que os alunos pudessem compreender o funcionamento dos ecossistemas que compõem uma das regiões de maior biodiversidade do planeta, o Bioma da Mata Atlântica. Caminhadas na mata e no manguezal e a “canoagem” no estuário do Saco do Mamanguá propiciaram importantes aprendizagens, ao mesmo tempo em que estimularam a prática esportiva. O “snorkeling” possibilitou a aprendizagem e prática de técnicas básicas de mergulho e permitiu que os alunos se apropriassem de diversos conceitos trabalhados durante as aulas de Ciências.

Outro foco de trabalho foi relacionado ao patrimônio histórico da cidade. Através da observação e interpretação da geografia local e da arquitetura colonial do centro histórico de Paraty, os alunos puderam perceber as mudanças e permanências presentes na cidade e entraram em contato com aspectos importantes da nossa história e da formação do povo brasileiro.

Durante quatro dias, os alunos tiveram oportunidade de conhecer e se apropriar de aspectos importantes relacionados ao tema do projeto do 7º ano. Os resultados e produtos desse trabalho serão apresentados durante a nossa mostra cultural.