Conhecendo a impressora 3D

Alunos vão ao Laboratório de Criação para imprimir o produto final da Oficina Maker.


Os alunos dos 4º e 5º anos que participam da Oferta Formativa Ampliada Oficina Maker foram até a unidade do Ensino Fundamental II para conhecerem de perto a impressora 3D. Lá, receberam explicações de como funciona e, juntos, começaram a imprimir o produto final da Oficina.

A Oficina Maker trabalha com diversos elementos, tanto eletrônico como também programação e impressão 3D. “Eles já passaram pelas duas primeiras etapas e, agora, começaram a mexer com 3D para conhecerem esse universo do Movimento Maker, do faça você mesmo, do mundo digital”, explica a educadora de Tecnologia Educacional, Ana Paula Farias. Durante o processo, eles fizeram uma discussão e escreveram sobre o que a Oficina representa. “Os alunos passaram pela prototipação, em forma de desenho, e foram para o software para modelarem o produto para a realização da impressão 3D”, disse Ana.

O Laboratório de Criação, localizado na unidade do Ensino Fundamental II, conta com computadores, bancadas, ferramentas, caixa de relevo interativo e a impressora 3D, que colaboram no desenvolvimento de projetos em conjunto com as disciplinas curriculares da Escola.

O educador de informática, Rodrigo Lemonica, foi quem apresentou o Laboratório de Criação e a impressora 3D para os alunos. “Eles vêm para cá para tentarem resolver uma questão-problema. A partir disso, realizamos um estudo para vermos se existe possibilidade de dar certo; se existir, começamos um projeto”, disse. Sobre a impressora, Rodrigo explicou todo o processo que é realizado para a impressão do objeto. “A impressora faz movimentos em três dimensões (comprimento, altura e largura), com um cartucho de filamento, que é um plástico bem duro. A ponta térmica da impressora, derrete o plástico e o deixa mole. Os coolers, que são micro ventiladores, vão esfriando o plástico para que as camadas sejam esfriadas e moldadas conforme a imagem recebida através do pen drive no computador”, explica.