Infantil 3F visita o “Planeta Inseto”

Turma vai ao Instituto Biológico para ampliar as atividades do projeto “Bichos de Jardim”.


No projeto “Bichos de Jardim”, as crianças do Infantil 3F pesquisaram diversos tipos de bichos presentes na área ajardinada da Escola. As crianças encontraram centopeias e minhocas e os levaram para a sala. “Nós íamos encontrando os bichos e realizando pesquisas por meio de enciclopédia e vídeos para termos mais informações”, explica a professora titular, Vivien Yamamoto.

Durante as pesquisas, outros animais não encontrados no jardim foram apresentados para as crianças. “A abelha é um exemplo de bicho que não vemos muito por aqui e, conforme as crianças iam folheando a enciclopédia, elas iam comentando sobre os animais que chamavam a atenção – dentre eles, o escorpião e o besouro, deixando a turma bem interessada”, comenta Vivien.

Para ampliar ainda mais esse estudo, os alunos foram ao Instituto Biológico, para conhecerem muitas outras espécies – na exposição “Planeta Inseto”. A saída para o Instituto teve como objetivo fazer com que as crianças aprendessem mais sobre os animais que eles encontraram na Escola e que tivessem contato com outros que eles não conheciam ou que viram apenas nas pesquisas realizadas.

Chegando ao “Planeta Inseto”, as crianças se reuniram em roda, e a monitora Andréa Pagnota explicou as características dos insetos. “Para sabermos se um bicho é um inseto, temos que olhar de perto e reparar alguns detalhes no corpo dele. O primeiro lugar que podemos observar são as pernas: todos os insetos possuem apenas seis pernas; na cabeça, temos que reparar se eles possuem um par de antenas e, por último, reparar o corpo que tem de ser dividido em três partes: cabeças, tórax e abdômen”, explica.

Em cada espaço visitado, a turma recebeu explicações sobre o inseto (características, habitat, curiosidades), e as crianças puderam tocá-lo e pegá-lo nas mãos. Dentre os insetos apresentados estavam: Tenébrio Comum, Tenébrio Gigante, Barata de Madagascar, Bicho-da-seda, Bicho-pau, Saúva-limão e Abelhas.

No último momento da exposição, as crianças puderam assistir e torcer na corrida das baratas para ver qual seria a ganhadora.

Finalizando a visita ao Instituto, as crianças e as professoras se reuniram novamente em roda, para fazerem perguntas (que já haviam sido elaboradas em sala pela turma no decorrer das pesquisas) à monitora Andreia. Além disso, as crianças também falaram para a monitora sobre a lagarta que elas encontram na Escola e compartilharam os processos que elas estão observando na evolução do inseto.