fbpx

Apresentação musical na Educação Infantil

Alunos do 7º ano apresentam canções em inglês para o Infantil 3.


Alunos do sétimo ano, do Ensino Fundamental II, foram até a unidade da Educação Infantil, para apresentar canções em inglês, para o Infantil 3. A apresentação da banda finalizou uma sequência de atividades desenvolvidas no componente curricular de Inglês, para mostrar para as crianças, o ritmo do Rock’n Roll.

A ideia da apresentação musical, surgiu a partir de atividades desenvolvidas, baseadas no livro “Pete The Cat – Rocking in My School Shoes”, nas aulas de Língua Inglesa. Os alunos ouviram a história e produziram uma guitarra, como a que aparece no livro. “A história fala da trajetória de um gato, que gosta de música e de guitarra. Por conta disso, as crianças se interessaram muito. Então, tive a ideia de produzir uma guitarra com eles e apresentar o Rock’n Roll”, explica a professora de Língua Inglesa do infantil 3 e 4, Janaina Camargo. Na história, aparecem três cores: vermelho, azul e marrom e baseados nesses tons, as crianças pintaram suas guitarras para a apresentação.

Para aproximar ainda mais os alunos do estilo musical, a professora entrou em contato com o coordenador dos 7ºs anos, Fernando Nogueira, para verificar a possibilidade de trazer alunos que participam da Oficina de Bandas, uma das Ofertas Formativas Ampliadas (OFA) oferecidas pela unidade do Ensino Fundamental 2, para fazer uma apresentação para os alunos. “Fiz o convite para o Fernando, expliquei as atividades que estava desenvolvendo, ele aceitou e planejamos o show para a turma”, disse Janaina.

“Quando conversei com a professora descobri que duas das músicas mostradas para as crianças durante as aulas fazem parte do repertório de uma das bandas da oficina. Fiz o convite aos alunos e eles toparam. Fizemos alguns ensaios para relembrar as duas músicas e preparamos mais uma, para completar a apresentação”, comenta Fernando.

A banda “Claves de Ferro”, formada por alunos do 7º ano, se prontificou a fazer o “show” para as turmas dos períodos da manhã e da tarde e apresentou as músicas “Rock n Roll All Night”, “Smoke on the Water” e “Twist and Shout”.

As apresentações aconteceram nas dependências da Educação Infantil, inicialmente para o Infantil 3, mas logo depois, todas as turmas se reuniram para prestigiar o momento. “É muito importante esse contato entre as diferentes unidades da escola. É uma forma de compartilhar um pouco do trabalho que fazemos nas unidades e perceber que há diversos temas e estratégias que podem gerar integrações. Foi um trabalho muito significativo”, destaca Fernando.

O aluno do 7º ano e um dos integrantes da banda, Arthur Depret, compartilhou como foi a experiência. “Foi muito legal. Nós sempre treinamos e apresentamos as músicas para as pessoas da nossa idade. Apresentar aqui, é algo novo. Nós vimos que eles ficaram pulando, se divertindo, e isso é muito bacana”, diz.

Ao final, as crianças do Infantil 3 pegaram suas guitarras produzidas durante as aulas e fizeram uma performance ao som das guitarras da Banda, para todos que estavam presentes.