Infantil 4 no Mercado Municipal

Visita busca ampliar o conhecimento sobre frutas exóticas e suas regiões.


Os alunos do Infantil 4 visitaram o Mercado Municipal de São Paulo para ampliarem seus conhecimentos sobre os tipos de frutas exóticas e suas regiões de origem e também conhecerem os vitrais e a arquitetura do Mercadão.

Essa atividade faz parte do Projeto Integrador de Série: “Um pé de quê?”.

Em sala, os alunos estudaram um projeto de germinação de frutas, fizeram coleção de sementes, foram à feira e experimentaram frutas. “Uma pesquisa foi encaminhada para as famílias, para que eles respondessem qual era a fruta preferida deles. Cada criança trouxe uma fruta preferida para ser experimentada com os amigos. Eles mostravam se tinha caroço ou não, qual era a textura, se era áspera ou não, se era azeda e, assim, iam explorando a fruta em grupo”, explica a professora titular do Infantil 4C, Bruna Santos.

Antes da visita, foram realizadas conversas e pesquisas com as turmas sobre o que é o Mercado Municipal. “As crianças não sabiam o que era e nem onde ficava. Então, através do Google Earth, mostramos sua localização e a distância entre o Mercadão e a Escola. Explicamos como seria o Estudo de Campo e também abordamos sobre os vitrais e a arquitetura do local”, disse a professora. Para complementar, também foram elencadas algumas frutas exóticas para que cada turma escolhesse uma. “Por meio de votação, cada turma escolheu uma fruta exótica para pesquisar e comprar no Mercadão, dentre elas o Cacau, o Melão Croa e a Graviola. Posteriormente, eles provarão e estudarão algumas características dessas frutas exóticas, como o local de origem e algumas curiosidades. Assim, ampliarão os conhecimentos prévios. Como cada sala pesquisará uma fruta, os resultados serão compartilhados entre as classes, garantindo o protagonismo das crianças na produção de conhecimento”, explica a coordenadora pedagógica, Vivian Alboz.

A saída teve como objetivo mostrar um modelo diferente de lugares onde se compram frutas. “Nós resolvemos levá-los até lá, para que pudessem vivenciar uma experiência diferente e conhecer algumas frutas exóticas que são diferentes das que eles encontram em feiras comuns”, comenta Bruna.

Chegando ao Mercado Municipal, as crianças logo repararam nos vitrais e começaram a lembrar o que foi discutido em sala. Após a apreciação, elas seguiram até a “Banca do Juca” para conhecerem e experimentarem algumas frutas exóticas, como Pitaia Vermelha e Rambutan. Feitas as degustações, a turma comprou a fruta escolhida e deram uma breve caminhada pelo Mercadão.

Em seguida, as crianças dirigiram-se para o segundo andar do Mercado Municipal, de onde se consegue ver todos os vitrais. Lá, eles relembraram mais um pouco o que foi dito em aula e foram questionados sobre o que os vitrais mostravam de história. Para finalizar a visita, os alunos seguiram para o momento do lanche.

O aluno Francisco Zerbinatti Parente, do Infantil 4C, disse que gostou bastante da saída: “Gostei de conhecer as frutas que a professora Bruna apresentou na sala e também o Mangostin”. Já a colega de sala Rafaella Della Guardia de Almeida diz que gostou dos vitrais e de comprar a fruta escolhida pela sala: “Gostei de comprar o Cacau e de ver os vitrais que mostravam pessoas plantando as frutas para levar para a cidade e vender no Mercadão”.

Para complementar as atividades, as crianças realizarão uma representação dos vitrais e também criarão os próprios, utilizando material de acetato. Os desenhos realizados estarão na Mostra Cultural que acontecerá no dia 2 de dezembro.