fbpx

Alunos conhecem técnicas sobre Luz e Sombra

As turmas dos 1ºs anos visitam Espaço Sobrevento.


Como parte do componente de Artes Visuais, as turmas dos 1ºs anos do Ensino Fundamental foram até o Espaço Sobrevento para assistirem à peça “A cortina da Babá” e para participarem da oficina de teatro de sombras.

A saída pedagógica faz parte da primeira etapa de atividades, relacionada à sombra e luz, que os alunos terão (temática do 3º trimestre). “O primeiro ano tem o Projeto Luz e Sombra, no qual eles verão maneiras de utilizar esse recurso e suas possibilidades. A ida ao Espaço Sobrevento possibilitou a descoberta das técnicas que os atores utilizam para manipulação de bonecos sobre luz e sombra”, explica a professora de Artes, Maria Soledad Csatlos.

O espetáculo “A cortina da Babá”, assistido pelos alunos, é uma adaptação do texto da escritora inglesa Virginia Woolf. A peça conta a história de um menino que, ao ver que a Babá adormeceu, pega a toalha que ela estava bordando e começa a brincar. A brincadeira abre caminho para a imaginação, e os bichos que estavam bordados começam a ganhar vida. Nesse espetáculo, o grupo utiliza técnicas de sombras com silhuetas coloridas, conhecidas como Sombra Chinesa, que enriquece a adaptação teatral.

Após assistirem à peça, cada turma seguiu para as oficinas realizadas pelos membros do grupo teatral. Os alunos puderam confeccionar seus bonecos para manipulação em luz; aprenderam as técnicas de manipulação de bonecos com silhuetas em sombra; realizaram movimentos com sombras por meio do próprio corpo utilizando luz e viram como é feito um cachorro através da sombra com as mãos.

Em sala de aula, as turmas aprofundarão o assunto e realizarão um mural, inspirado no artista plástico Diego Rivera, que terá a temática do México.