O meu olhar no seu

Concurso de fotografia no estudo de campo.


A área de artes do Ensino Fundamental II realizou, com os alunos do 8º ano, o Concurso de Fotografia 2017, cujo tema foi ‘O meu olhar no seu’. Os participantes tentaram expressar nas fotografias, que foram tiradas no Estudo de Campo no Vale do Ribeira, percepções que dialogassem com a proposta.

O Concurso de Fotografia faz parte do Projeto de Série dos 8ºs anos. “O estudo de campo para o Vale do Ribeira é uma etapa importante do projeto de série. Lá, eles veem a diversidade, têm um olhar para o outro, para o diferente. E a questão da fotografia é exatamente esse olhar. Na Escola, nós fomos trabalhando a técnica e também essa questão metafórica: esse olhar para o outro, que é diferente de mim. Então, eles tinham que ter essa sensibilidade, não só de retratos de pessoas, mas também de outras realidades”, explica a coordenadora Ariane Montoro.

As temáticas definidas para as fotos foram: paisagem; pessoas; cultura local ou tema livre. Cada aluno tinha a possibilidade de participar enviando até três fotos tiradas durante o estudo de campo.

Após o retorno à Escola, os alunos tinham até 15 dias para enviarem as fotografias para a plataforma Moodle e efetivar sua participação. “Quando já tínhamos todas as fotos, nós organizamos uma curadoria com professores e coordenadores para analisar os critérios: técnica; pertinência ao tema; criatividade, originalidade e qualidade artística.  Feito isso, foi realizada uma votação para eleger as três melhores. Nessa edição, no entanto, tivemos quatro ganhadores, porque houve um empate”, diz Ariane.

As alunas Ana Catharina Resende, Luíza Bicudo, Maria Victória Ribeiro e Valentina Precaro foram as ganhadoras dessa edição.

Com a fotografia “Pulando Corda”, Ana Catharina registrou uma cena espontânea. “Estava passando e resolvi tirar a foto de algo que me chamou a atenção naquele momento, mas não esperava ganhar”, diz Ana Catharina. A aluna Luíza, que tirou a foto “Oficina de Culinária”, diz que queria fazer algo diferente. “Durante o estudo de campo, tivemos a oficina, e resolvi registrar esse momento porque a culinária também diz muito sobre lá”, destaca Luíza.

As vencedoras do Concurso de Fotografia dos 8º anos ganharam suas fotos em quadros que serão expostos na Mostra Cultural e que também farão parte do calendário sobre o projeto de série.