fbpx

Vivência com idosos

Alunos do Ensino Fundamental visitam Casa dos Velhos Irmã Alice


Propiciar aos alunos da Escola a oportunidade de conhecer realidades distintas das suas é o objetivo do Núcleo de Projetos Sociais da Lourenço Castanho (NUPS).

Pensando nisso, os alunos do 4º ano realizaram uma vivência com idosos da Casa dos Velhos Irmã Alice, localizada em Guarulhos, na região metropolitana de São Paulo.

Segundo Stefano Bigotti, coordenador do NUPS do Ensino Fundamental, é importante estabelecer esse relacionamento das crianças de 10 anos com os idosos: “Normalmente, o aluno sempre está recebendo informações que são passadas pelos professores e, nessa atividade, acontece o contrário, são os alunos que vão atrás dos idosos para conversar”.

As crianças visitaram os espaços em que os idosos vivem. Conheceram a lavanderia, o espaço para lazer, que contém mesas de sinuca, e visitaram o espaço onde foi realizado o primeiro mutirão do NUPS em 2013, com o plantio de árvores.

Em seguida os alunos interagiram com os idosos e começaram a conversar. Perguntaram para eles se, antigamente, praticavam algum tipo de esporte, se tocavam instrumentos musicais, quando fazem aniversário, onde eles moravam…

As crianças também levaram brinquedos e cartas para eles. Edgar, um dos moradores do lar dos idosos, antigamente tocava sanfona, e uma aluna do 4º ano levou uma de brinquedo, permitindo um momento muito divertido entre eles.

As alunas Júlia Pacheco e Lorena Gardziulis, do 4º ano B, contam sobre visita: “Eu achei muito legal. É uma ótima experiência”, diz Lorena. “Eu também gostei bastante, porque a gente tem oportunidade de conhecer pessoas e conversar com elas” afirma Júlia.

Ao final da vivência, os alunos fizeram desenhos com os idosos. Muitas crianças, na homenagem, fizeram desenhos dos próprios idosos, outras pediram para que eles desenhassem lembranças de quando eram mais novos.