Lourenço Craft: Minecraft e os espaços da Escola

Alunos produzem jogo baseado nos espaços da Escola.


No dia 15 de novembro, a Oferta Formativa Ampliada (OFA) “Lourenço Craft: Minecraft e os espaços da Escola”, realizada com os alunos dos 6ºs e 7ºs anos se concluiu com a produção dos alunos que construíram a Unidade do Ensino Fundamental I em formato de jogo – Minecraft.

Durante um mês, desde o final de agosto, os alunos da oficina foram à Unidade do Ensino Fundamental I para medirem a Escola – salas de aula, quadras, biblioteca, laboratório de informática e todos os demais ambientes. Além disso, fotografaram e descreverem o que continha em cada espaço.

Após coletarem todas essas informações, os alunos realizaram o croqui da Unidade e, em seguida, a planta do prédio.

Para a realização do projeto, foi criada uma unidade de medida própria para o jogo: em vez de trabalhar com metros e centímetros, os alunos trabalharam com uma representação de dois cubos do jogo para cada metro real registrado por eles. Assim, após o registro de todas as metragens, as crianças deveriam converter de metros para “cubos do Minecraft”, apropriando-as ao jogo.

No projeto de 2016, houve um esforço a mais dos alunos: divididos em grupos, com três grandes temas (sustentabilidade, recreação e acessibilidade), as crianças deveriam sugerir uma mudança para a Unidade do Fundamental II. Um grupo, por exemplo, sugeriu que fosse implantado o piso tátil para deficientes visuais.

O projeto deste ano se encerrou na metade de novembro, e o professor disponibilizará os jogos para toda a comunidade escolar no final do ano. O aluno Pedro Silva, que frequenta a oficina desde o primeiro semestre, conta sobre a dinâmica da OFA: “Eu achei muito legal a oficina, porque ela é interativa. O aluno que faz as medidas, não é o professor que faz, ele orienta, mas no final o aluno que faz”.