Avós compartilham histórias com alunos

Lembranças e muita interação.


Parte integrante do programa das Ciências Humanas, os alunos dos 2ºs anos do Ensino Fundamental receberam seus avós em sua Unidade, no dia 19 de outubro, para mais uma edição do Chá dos Avós.

Esse evento, que acontece há quase 20 anos, tem como objetivo encerrar um trabalho que é realizado no decorrer do ano. Os alunos estudaram alguns temas, desde o começo do ano, como brinquedos e brincadeiras de tempos passados, escolas de outras culturas, famílias e suas diversidades. Com a presença dos avós que contaram suas histórias, os alunos conseguiram fazer uma relação entre o passado e o presente.

No início do ano, as crianças realizaram algumas entrevistas com seus avós para saberem sobre a alimentação de antigamente e também como eram as escolas onde estudaram. Muitos falaram que, no passado, as comidas eram feitas em casa, como pães e massas, e que as escolas eram separadas para meninas e meninos.

Em uma roda, na Unidade do Ensino Fundamental I, as crianças puderam realizar algumas perguntas para os avós. Quais as brincadeiras preferidas, se gostavam de suas professoras, quais eram suas matérias prediletas, como eram os estojos daquela época, se meninas e meninos brincavam juntos e se tinham que ficar ajoelhados no milho foram algumas dúvidas que surgiram ao longo das conversas.

Márcio Ortegosa, avô do aluno Gabriel Ortegosa Calfat, conta sobre atividade: “Eu achei muito legal. É uma oportunidade única conseguir trazer alguém da família no ambiente em que as crianças vivem”.

“Eu acho importante os alunos saberem que nós sobrevivemos sem os celulares, internet e tablets”, afirma Cláudia Landi, avó da aluna Sophia Landi.

Para a professora Danielle Fontenele, do 2º ano B, essa atividade é importante porque os avós ficam muito emocionados em participar da vida de seus netos, além de estarem no ambiente das crianças.

No final da atividade, as crianças entregaram cartas para seus avós, e foi realizado o tradicional chá, com pães de queijos, bolos e salgados.